Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS em reunião na Secretaria de Infraestrutura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O presidente do IAB RS, Rafael Passos, e a vice-presidente da entidade, Maria Tereza Albano, se reuniram na tarde desta segunda-feira (29/05) com o Secretário Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana (SMIM), Elizandro Sabino.

Na pauta do encontro o tema principal foi o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (PDDUA). O IAB RS aproveitou a ocasião para questionar com qual secretaria ficará  a responsabilidade de revisão do Plano, e ainda como será a união da questão da mobilidade urbana com o PDDUA.

Segundo o secretário, a reavaliação do Plano Diretor está sendo centralizada no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA). " A pauta vem da comunidade e está sendo analisada por técnicos da prefeitura", informou.  Ele acrescentou que a parte de mobilidade está sendo concentrada na EPTC.
 


Sabino justificou que a atual reestruturação administrativa ainda não foi aprovada, que é apenas projeto. "Estamos em fase de definição como a abertura das diretorias responsáveis por cuidar de eixos específicos", afirmou.

O secretário também informou que, em breve, o projeto de "A Cidade que Queremos" será apresentado pelas secretarias ao prefeito Nelson Marchezan, sob o ponto de vista de mobilidade urbana.

O presidente do IAB RS, Rafael Passos,  lembrou que até 2019 seria importante a construção de um processo para reorganizar e revisar o PDDUA, para que em 2020 a conferência de avalição, prevista na Lei 439/99 artigo 36, possa coroar este processo de debate.

"O Estatuto da Cidade avança muito além das diretrizes, mas determina uma série de regras para uso do espaço público e desenvolvimento da cidade", destacou Passos. Ele acredita que o desafio será compatibilizar os diversos interesses da cidade. "O PDDUA não pode ser alterado por projetos de lei de forma isolada. Cabe ao executivo levar projetos para serem discutidos na Conferência a cada quatro anos", afirmou o presidente do IAB RS.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →