Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS inaugura fachada do Solar neste sábado 19 de Agosto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Resultado da obra poderá ser conferido em uma grande comemoração ao livre no dia 19 de agosto, a partir das 16h, com programação cultural e gastronômica.

O prédio histórico conhecido como Solar do Conde de Porto Alegre, patrimônio protegido da cidade, é um dos últimos exemplares de solar urbano existentes no centro da Capital. Localizado na esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, o endereço foi moradia de Manuel Marques de Souza, o Conde de Porto Alegre, importante personagem ligado à história da capital gaúcha e do Estado. Após um longo processo de restauro da fachada do imóvel, o público vai poder conferir o resultado de perto em uma grande comemoração ao ar livre, no dia 19 de agosto, das 16h às 22h. A participação é gratuita e contará com atividades culturais e opções gastronômicas.

Doado pelo governo gaúcho ao IAB-RS no início dos anos 1990, o imóvel já passou por diversas fases de restauro. A fachada teve início nos anos 2000, e conforme a co-presidente da entidade, Paula Motta, é um legado a ser deixado. “Estamos muito felizes com essa entrega, que é importante para a cidade e o instituto. Os processos de restauro passaram por diversas gestões, e a atual administração focou em partes bem importantes, como a colocação do piso com madeira doada pelo IBAMA, a parte elétrica, o mobiliário das salas de administração, pintura, ou seja, investimos recursos para que esse prédio permaneça ao longo dos próximos anos”, disse. Paula reitera que “o restauro da fachada é uma entrega importante, porque vai ser devolvido para a paisagem do Centro Histórico e a população. É a casa dos arquitetos, mas está aberto para toda a comunidade”, explica.

Conforme a diretora financeira do IAB-RS e integrante do grupo de trabalho de obras (GT), Rochele Pizzolotto Lyrio, “essa é uma conquista muito grande para o IAB e uma construção coletiva, pois só foi possível por temos verba própria para o investimento, e isso se deve ao grande trabalho realizado por todas as gestões que passaram por aqui”, disse. Ao longo do processo de restauro, Rochele conta que ocorreram muitas descobertas sobre as técnicas construtivas e a história do próprio Solar. “Agradeço muito a todos que contribuíram neste trabalho, fico muito feliz de fazer parte de um grande sonho realizado. É com imenso prazer que apresentamos a nova fachada do Solar IAB-RS e entregamos ela para a cidade”, comemora.

Para o arquiteto Lucas Volpatto, responsável pela execução da última etapa do restauro da fachada, a obra trouxe desafios muito interessantes. “Primeiro tivemos que decifrá-la. O reboco que retiramos, por exemplo, e que estava completamente degradado, era de 1930. Recuperamos as vergas metálicas e alguns ornamentos dessa época, como molduras das janelas e as mísulas, que são os elementos que dão sustentação aos balcões, bem como questões estruturais, entre elas rachaduras profundas”, comenta.

 

Festa na rua

A programação para comemorar a entrega da fachada do Solar será composta por diversas atrações culturais. A primeira será a Dj Mari Gonçalves, às 16h. Além de DJ, é produtora e agitadora cultural, curadora e pesquisadora da arte e da cultura negra nas ruas de Porto Alegre. Radicada na capital gaúcha, participa dos coletivos Arruaça e Turmalina, e é uma das idealizadoras e residente da festa Treme. Em seus sets apresenta estéticas de som que passeiam pelo House, Afrohouse, Hip Hop/RnB e Funk BR.

Às 18h30, a festa é comandada pela Psycho Delícia, banda instrumental originária de Porto Alegre, formada pelos produtores Erick Endres e Bruno Neves, juntamente com o VJ Frederico Demin. A sonoridade da banda é uma mistura de rock psicodélico e progressivo, com influências que vão desde os clássicos do gênero até elementos contemporâneos. A banda incorpora uma linguagem de samples e recortes sonoros, vinculados ao hip-hop.

Na sequência, entra o projeto Tambores de Candombe, às 19h30. Com arranjo de tambores, canção, poesia e dança, o grupo busca trazer e apresentar o universo candombeiro, com tambores de candombe e ritmo afro-uruguaio. Às 20h15, o Grupo Cerco se apresenta. Fundado em 2008, o Grupo Cerco é um dos principais grupos da cena teatral gaúcha. Em sua trajetória, conquistou importantes prêmios, além de inúmeras indicações e participações em diversos projetos e festivais.

Para finalizar a programação, a Fanfarra Bate & Sopra se apresenta a partir das 21h. É um coletivo musical instrumental formado por 10 integrantes de sopros e percussão, que enche as ruas de Porto Alegre de amarelo e roxo desde 2014. Atualmente, o repertório se divide em releituras, brincando com a memória afetiva dos espectadores, e sons autorais, em que a banda apresenta a sua identidade, pontuando cada vez mais o seu espaço da cena da música instrumental independente.

Serviço:

Inauguração da fachada do IAB-RS

Quando: 19/08/2023

Horário: das 16h às 22h

Endereço: Rua Riachuelo, 584 – Centro Histórico, Porto Alegre

Participação gratuita.

Imprensa:

Sabrina Ortácio – (51) 98196-7951 / sabrinaortacio@gmail.com

Ricardo Rodrigues – (51) 99265-2157 / ricardorodriguesjornalista@gmail.com

 

 

 

 

 

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →