IAB RS integrou delegação brasileira presente no Fórum Urbano Mundial (WUF) no Egito

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A co-presidente da entidade, Clarice de Oliveira, participou das atividades entre os dias 4 e 8 de novembro, na cidade do Cairo. O tema da edição foi “Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

 

A cidade do Cairo, no Egito, foi palco de importantes debates sobre o futuro das cidades. Durante o Fórum Urbano Mundial (WUF), que ocorreu entre os dias 4 e 8 de novembro, representantes de diversos países se reuniram com o objetivo de debater a crise global de habitação. A co-presiente do IAB RS, Clarice de Oliveira, que representa o IAB DN no Conselho Nacional de Cidades (ConCidades), ligado ao Ministério das Cidades, foi indicada como representante do segmento de entidades profissionais e acadêmicas do Conselho para acompanhar as discussões. O tema dessa edição foi “Tudo Começa em Casa: Ações Locais para Cidades e Comunidades Sustentáveis.”

O WUF é a maior conferência de urbanização sustentável do mundo, e um dos maiores eventos não legislativos das Nações Unidas. Nessa edição, foram 35 mil inscritos de 182 países. Da América Latina, foram 2 mil pessoas, incluindo representantes governos nacionais, regionais e locais, líderes comunitários, urbanistas, empresas e organizações da sociedade civil.

Em uma mensagem em vídeo transmitida durante a cerimônia de abertura, o Secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou os desafios e oportunidades da urbanização. “As cidades são responsáveis por 70% das emissões de gás de efeito estufa. É esperado que, em uma geração, os resíduos municipais aumentem em dois terços. As cidades não são apenas engrenagens poderosas de desenvolvimento socioeconômico, mas também aceleradoras de soluções sustentáveis”, destacou.

A Diretora-executiva do ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach, disse, ainda durante a cerimônia de abertura, que a crise global de habitação afeta quase 3 bilhões de pessoas. “Transformar assentamentos informais e favelas e enfrentar a falta de moradia são uma prioridade. Para isso, precisamos trabalhar juntos e juntas. O Fórum Urbano Mundial é a plataforma perfeita para escalar e construir parcerias de impacto. Essa é a maior coalizão para apoiar a mudança, necessária para superar a crise de habitação”, destacou.

Clarice Oliveira durante o painel Sustainable Urban Development Goals.

Clarice de Oliveira participou de importantes eventos dentro da programação do Fórum. “Estive na assinatura do Pacto de Ação para a Aceleração da Urbanização de Favelas e Assentamentos Informais, onde estavam presentes os governos da Índia, do Brasil e da África do Sul”, explica. Além disso, Clarice conta que fez a medição da mesa “Sustainable Urban Development Goals”, e participou da reunião com o Ministro das Cidades e equipe do Ministério. Na ocasião, juntamente com a presidente do IAB RJ, Marcela Abla, falaram sobre a importância dos concursos públicos de projeto.

“Foi um evento muito grande, com muitas comitivas governamentais de diferentes países e, de modo geral, deu para perceber o quanto as políticas em desenvolvimento, as políticas públicas em desenvolvimento atualmente no Brasil, a partir dessa nova composição do Ministério das Cidades, são referência para muitos países do sul global, nos países africanos e no sul da Ásia. Muitos ficaram interessados e querendo descobrir mais sobre o que está acontecendo no Brasil nesse momento”, relembra Clarice.

Sobre o Fórum Urbano Mundial

Criado em 2001 pelas Nações Unidas, o evento discute os impactos da urbanização rápida nas cidades, comunidades, economias e mudanças climáticas. Desde sua criação, o WUF já foi sediado em várias cidades ao redor do mundo, com a primeira edição realizada em Nairóbi, Quênia, em 2002.

 

Com informações das Nações Unidas Brasil.

Fotos: Divulgação.

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias