Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS irá organizar concurso para construção de memorial às vítimas da boate Kiss

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O prefeito de Santa Maria (RS), Jorge Pozzobom, reuniu-se com integrantes da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), na quarta-feira, 10 de maio, para discutir a construção do memorial às vítimas da boate Kiss. O encontro, mediado pelo jornalista Marcelo Canellas, contou as participações do presidente do IAB-RS, Rafael Passos, e do Conselheiro do IAB Tiago Holzmann, que propuseram a realização de um concurso público nacional para contratação do projeto do memorial.

Antes da conversa com Pozzobom, o IAB RS apresentou a proposta de realização do concurso aos dirigentes da AVTSM, que gostaram da ideia. “Explicamos o que significa um concurso de projeto e sua importância para escolha de um projeto qualificado. A competição pública permite também a participação ativa dos familiares, da comunidade e das universidades locais na definição dos condicionantes de projeto arquiteto e museográfico”, explicou Rafael Passos.

O presidente do IAB RS assumiu o compromisso de elaborar uma proposta para o concurso, que englobará seminários e oficinas para definição do Termo de Referência, programa de necessidades e projeto museológico do memorial. Frente às dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, ficou definido que os recursos para realização do concurso serão levantados através de financiamento coletivo e de parcerias com empresários e sociedade civil. “O Instituto apresentará proposta orçamentária que incluirá apenas os custos diretos para realização da competição, assumindo despesas indiretas, que envolvem o funcionamento da entidade”, afirmou Rafael Passos.

Desapropriação da boate Kiss

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, apresentou proposta de desapropriação do prédio onde funcionava a boata Kiss ao advogado da empresa dona do imóvel na sexta-feira, 5 de maio. Paulo Henrique Corrêa da Silva levou o parecer do município aos donos da edificação, a Econn Empreendimentos de Turismo e Hotelaria, em Porto Alegre. O imóvel foi avaliado em R$ 4 milhões e meio.

Prédio da Kiss será desapropriado até 30 de junho

“Estive reunido com os donos do imóvel e entreguei a proposta. O prefeito de Santa Maria fez algumas ponderações, entre elas pediu para que o valor fosse menor. Os proprietários estão avaliando e assim que eu tiver uma resposta vou marcar uma segunda reunião com o Jorge Pozzobom”, disse Silva.

Para Marcelo Canellas, a construção do memorial às vítimas da tragédia da boate Kiss é uma questão indiscutível, que já foi superada. Segundo o jornalista, a iniciativa é uma forma de respeito com a cidade e com os familiares. “Agora precisa ser decidido o que vai ser feito. A forma mais democrática para isso é através de seminários que vão contar com a participação da comunidade santa-mariense e dos familiares das vítimas”, afirmou.

A tragédia da boate Kiss ocorreu em 27 de janeiro de 2013 e vitimou 242 pessoas, e deixou mais de 600 feridos, em sua grande maioria jovens estudantes de Santa Maria, cidade que concentra um grande número de universidades.

(Crédito da foto: João Chaves/Ascom Prefeitura de Santa Maria. Crédito da imagem destaque: Fernanda Ramos/NewCo DSM)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →