Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS organiza financiamento coletivo para realização do concurso Memorial às vítimas da boate Kiss

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) teve a aprovação da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobrevivente da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e representantes da prefeitura do município para realizar o concurso para a construção do memorial no prédio onde funcionava a boate Kiss.

No encontro realizado no dia 02 de junho ficou definido que o concurso vai ser viabilizado através de financiamento coletivo que gira em torno de R$ 150 a 250 mil. Em julho começará a captação dos recursos, com encerramento previsto para setembro.

De acordo com Rafael Passos, presidente do IAB RS, os gastos envolvem custos diretos e técnicos para a elaboração do concurso como por exemplo, inscrição, comissão julgadora, transporte, seminários, publicação impressa e na web, premiação entre outras despesas que vão ser publicadas em breve.

O lançamento oficial do concurso com a publicação do edital está programado para a segunda quinzena de outubro. Vai ser um concurso nacional, mas com possibilidade que arquitetos de todo o país enviem as propostas.Em agosto vão ocorrer dois seminários preparatórios para o concurso, no primeiro os arquitetos do IAB vão explicar no que consiste um memorial para os familiares das vítimas e para entidades que vão ser convidadas a participar dos encontros.


No segundo, o espaço vai ser aberto para que expor ideias de como a maior tragédia do Rio Grande do Sul deve ser lembrada.

A intenção é que quando o incêndio na casa noturna completar 5 anos seja anunciado o vencedor do concurso. A expectativa é que em 2019 a obra seja finalizada. Na reunião ficou decidido que Associação vai ser a promotora do concurso, quem toda as decisões finais, o Instituto de Arquitetos do Brasil é o organizador do concurso e a prefeitura de Santa Maria co-promotora.


A secretária municipal de Educação Lúcia Madruga estava representando o prefeito, Jorge Pozzobom na reunião. Segundo ela, o executivo segue trabalhando na desapropriação do imóvel, o compromisso assumido foi até o dia 30 de junho.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →