IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Encontro reuniu representantes de diversas entidades no gabinete do Ministro Extraordinário da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, em Porto Alegre.

Foto: SERS/Divulgação  

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. Estiveram presentes a diretora de planejamento do SERS, Fernanda Corezola; o assessor da SERS, Inacio Beninca;  a consultora da prefeitura Municipal, Virgínia Müzzel; o assessor do SERS, Aldir Seifried; a copresidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), Clarice Misoczky de Oliveira; a diretora da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, Eliane Constantinou; o vice-diretor da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, Everton Amaral Silva; a Coordenadora da Faculdade de Arquitetura (FA) e a Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR), Luciana Miron; a presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo/RS (CAU/RS), Andrea Hamilton Ilha; o secretário de relações institucionais do CAU/RS, Fausto Leiria; e o chefe de gabinete do CAU/RS, Paulo Henrique Soares.

As propostas reúnem diferentes habilidades e capacidades das instituições de Arquitetura, Urbanismo e Planejamento Regional e Planejamento Urbano, tendo em vista os efeitos socioambientais a longo prazo que medidas emergenciais possam causar.

O IAB RS apresentou um planejamento de Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional. A iniciativa prevê a seleção de equipes multidisciplinares com o objetivo de orientar a contratação de Projetos e Profissionais de Arquitetura e Urbanismo no âmbito da Reconstrução do Estado, focando as áreas atingias pelas enchentes de maio. As equipes buscariam soluções de forma estruturada e territorializada, com qualificação técnica e participação comunitária, para as problemáticas decorrentes desses desastres ambientais e os problemas pré-existentes que se intensificam no presente momento.

Uma das frentes de atuação do IAB RS voltados para a moradia, historicamente, se alinha com a construção e consolidação da Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social (ATHIS) enquanto política pública. A ATHIS opera de forma a atender às necessidades da população priorizando sua permanência no local de origem, evitando a criação de novas demandas por infraestrutura, serviços e transporte e respeitando a relação existente com o território. Além disso, busca melhorar a qualidade de vida das pessoas, promover a inclusão social e impulsionar a economia local, ao mesmo tempo em que contribui para a melhoria do ambiente urbano.

Segundo a entidade, um concurso é a forma mais adequada para a escolha de um objeto de natureza intelectual. Por meio dele é possível escolher a melhor solução, a partir de amplo repertório, para um programa específico. Na ocasião, Clarice de Oliveira apresentou, também, o manifesto escrito pelo IAB RS após as enchentes de maio, que pode ser lido clicando neste link.

A Faculdade de Arquitetura (FA) e a Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional (PROPUR), através de um projeto de Extensão Universitária e pesquisa acadêmica, poderão contribuir com o planejamento regional, planejamento urbano, planejamento e desenho urbano de bairros até o déficit qualitativo habitacional e a elaboração de mobiliário. O CAU/RS, por sua vez, apresentou a ideia de uma cooperação técnica com os governos federal e estadual e universidades para a implantação dos Escritórios Públicos de Assistência Técnica à Habitação de Interesse Social.

Sobre o IAB RS

Fundado em 1948, o IAB RS tem 76 anos de história promovendo o desenvolvimento dos profissionais de Arquitetura e Urbanismo no estado, atuando na resolução de problemas habitacionais e organização do espaço urbano, incentivando a pesquisa, a qualidade do ensino de arquitetura e urbanismo, e promovendo e organizando Concursos de Projetos. A entidade possui um histórico de dezenas de Concursos Públicos – ora atuando como organizador, ora como consultor para organização – reforçando seu papel na contratação democrática de projetos.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias