A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao Governo do Estado
Foto: Mauricio Tonetto/Secom
Na manhã dessa quinta-feira (21), no segundo dia do South Summit Brasil, em Porto Alegre, a copresidente do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), Clarice Oliveira, participou do painel RS Seguro COMunidade. A iniciativa do Governo do Estado, desenvolvido no âmbito do RS Seguro, integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O IAB RS está realizando consultoria na área de urbanismo social com projetos urbanísticos integrais (PUIs). Participaram, também, o Governador do Estado, Eduardo Leite, o Secretário Executivo do Programa RS Seguro, Delegado Antônio Padilha; o Coordenador da Central Única das Favelas RS (CUFA), Roberto Torres Junior; e a gerente Regional Sul do Instituto Gerando Falcões, Aline Tavares.
A proposta do projeto é atuar em diferentes territórios, aqui chamado de clusters, e não definindo ações por bairros, pois esses clusters podem abranger uma parte de um bairro, ou diferentes bairros, ou então partes de diferentes cidades. A iniciativa desenvolverá ações e serviços públicos que ajudarão a enfrentar diversas faces da criminalidade. Essas regiões foram definidas a partir de dados onde há maior incidência de crimes violentos contra a vida.
O governador do Estado, Eduardo Leite, disse que “essas ações reforçam nossa convicção de que a redução da criminalidade vai além da ação de polícia, que temos feito com rigor. Passa pela melhoria de qualidade de vida nas comunidades, especialmente com foco na juventude, com oportunidades de empreender e explorar seus talentos. Isso é o que faz valer a pena as brigas que compramos na política para viabilizar o Estado com capacidade de investir e transformar a vida das pessoas. Toda uma carga histórica tenta convencer que favelas estão condenadas. O papel do Estado é acender a chama para o povo sonhar”, destacou.
A CUFA e o Instituto Gerando Falcões realizaram o mapeamento dos territórios. A Unesco entrará com recursos e tecnologia para realizar intervenções em 14 territórios, realizando projetos urbanísticos comunitários, e o IAB RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrais para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.
Durante sua fala, Clarice Oliveira destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”, disse.
Segundo ela, esse envolvimento da comunidade é realizado a partir de tecnologias sociais que dão a condição de voz ativa para os participantes de oficinas, diagnóstico e propostas para os lugares que estão sendo trabalhados. “Essa participação é muito importante para que se se desenvolva o sentimento de pertencimento a esse projeto e a esse lugar, e que as pessoas, a partir disso, se apropriem e utilizem o espaço, cuidem dele, uma vez ele pronto”, destaca.
“Se trata de uma condição que envolve a transformação social a partir de um processo de elaboração de um projeto urbanístico integral. Isso não é apenas a dimensão física do espaço urbano, mas a incorporação da dimensão social, fundamental nesse tipo de projeto”, finaliza.