IAB RS premia projetos arquitetônicos de gaúchos recém-formados

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Trinta e uma monografias com projetos arquitetônicos produzidos por recém-formados concorreram ao “Prêmio IAB-RS 2016 José Albano Volkmer” entregue, neste sábado (16), pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS), em Porto Alegre. Três trabalhos foram considerados “Destaques”: “Revitalização e Ressocialização do Hospital São Pedro”, de Alexandre Höllermann, da Universidade do Vale do Taquari; “Revitalização da Avenida Farrapos – Costurando Farrapos de um Tecido Urbano”, de Ana Caroline de Oliveira, do Centro Universitário Ritter dos Reis; e “Canal Cultural: O Parque Itaimbé e a Cultura na Cidade”, de Luzia Brand, da Universidade Federal de Santa Maria. Os participantes que concorreram ao prêmio são arquitetos recém-formados e foram indicados pelas faculdades gaúchas de arquitetura por terem recebido Menção Honrosa após a apresentação do trabalho de conclusão de curso em 2016.
 

A grande vencedora da noite, no entanto, foi Ana Paula Venturini, formada, no ano passado, pelo Centro Universitário Franciscano. O projeto propõe, com o fomento à produção de cachaça, a preservação de um patrimônio histórico do município de Silveira Martins, que integra a Quarta Colônia da imigração italiana, na região Central do Rio Grande do Sul. O alvo do estudo é o Moinho Moro, edificação singular na cidade e que possui, aproximadamente, 140 anos. Pertencente à família Moro, a estrutura com arquitetura típica da imigração italiana no país, ainda hoje, produz farinha e cachaça, alimento e bebida incorporados à cultura colonial italiana. A monografia, apresentada em julho do ano passado, possui 86 páginas: “a escolha do tema foi pelo valor histórico da edificação, pelo meu amor ao patrimônio e à arquitetura desses imigrantes e pela importância que a edificação tem para essa região. Como ela foi uma das primeiras a ser construídas, então ela tem um valor histórico e de memória para o local” – ressalta Ana Paula. A universitária foi orientada pela professora Anelis Flores.
 

Ana Paula Marzari Venturini, do Centro Universitário Franciscano, foi a grande vencedora da noite.

Os trabalhos inscritos foram submetidos aos critérios de inovação, economicidade, criatividade, objetividade, funcionalidade, exequibilidade, contribuição tecnológica e social e sustentabilidade. Três arquitetos urbanistas avaliaram os projetos, conforme explica Eloise de Brito Mudo, uma das coordenadoras do prêmio: “a sessão de julgamento é feita com três arquitetos e urbanistas que podem ser professores ou não professores. Daqui da região, não pôde ser professor para que houvesse conflito de interesse. São eles três que avaliam, que integram a comissão julgadora”. Inicialmente, dos 30 trabalhos, 17 passaram para a segunda fase. Em seguida, apenas 10 foram selecionados e, destes, restaram os quatro premiados.

A cerimônia foi realizada na sede do IAB-RS, situada no Solar do Conde de Porto Alegre, edificação histórica do Centro da Capital gaúcha. Durante o evento, também foi aberta a exposição “O Desenho da Memória”, que contém croquis e desenhos de importantes arquitetos brasileiros. No terceiro andar do Solar, também é possível conferir os 31 projetos que concorreram ao prêmio.
 


Além disso, também foi lançada uma plataforma digital com todos os trabalhos inscritos na disputa nos últimos anos, conforme destaca o presidente do IAB-RS, Rafael Passos: “todos os trabalhos apresentados nos últimos três anos estão na plataforma. Já começamos com 120 trabalhos e, a partir deste ano, também, por ali, vai operar toda a parte de inscrições e regulamentos. O estudante vai poder acessar toda a plataforma e poder fazer o upload dos arquivos. (…) Com isso, a gente espera poder contribuir também com pesquisa acadêmica. Quem faz pesquisa, hoje, da produção acadêmica em faculdades de arquitetura vai ter uma boa plataforma de pesquisa” – destaca o presidente do IAB-RS.

Saiba quem foi José Albano Volkmer, arquiteto que dá nome ao prêmio do IAB-RS

Falecido em 2007, Albano presidiu o IAB entre entre 2002 e 2005. Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), também foi professor e diretor da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs de 1985 e 2006. Atuou na presidência do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea) e na do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA/RS). Acumulou ainda as funções de diretor do Museu de Artes do Rio Grande do Sul (MARGS), da presidência da recém extinta Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), além de trabalhar como arquiteto da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan). No ano de 2013, Albano virou nome de rua localizada no Loteamento Toscana, no bairro Jardim do Salso.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Outras Notícias

Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família.

Leia Mais →

Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Leia Mais →