Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS realiza cerimônia virtual do Prêmio José Albano Volkmer

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) realizou na noite desta quarta-feira (16/12) a cerimônia virtual de entrega do Prêmio José Albano Volkmer 2019 e a celebração do Dia do Arquiteto. O evento que tem patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RS contou com a participação de cerca de 100 pessoas conectadas na transmissão ao vivo pelo Facebook do IAB RS. Este ano, a premiação teve 74 inscritos, um indeferido e 73 homologados.

O Prêmio promovido pelo IAB RS valoriza e divulga a qualidade da produção acadêmica das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul, e tem por objetivo destacar os melhores Trabalhos de Conclusão de Curso de cada turma de formandos de cada Faculdade, promovendo o ensino e reforçando sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais.

Este ano, o júri foi composto pelas arquitetas Cláudia Fávaro, da Mãos Arquitetura, Terra e Território; Camila Thiesen, da Metropolitano Arquitetos; e Luiza Dias, da Arquitetas Invisíveis. Entre os vencedores, o primeiro lugar ganhou um troféu criado pelo arquiteto e artista plástico Vinicius Vieira. Os destaques ganharam uma placa de reconhecimento de seus projetos. Este ano, devido aos protocolos de segurança de combate à Covid 19, os prêmios serão enviados pelos Correios para a residência dos vencedores.

O grande vencedor da noite foi o arquiteto e urbanista Lucas Barcellos Gomes, da PUCRS, que desenvolveu o projeto “A Linha, O Horizonte e o Território Ensaio sobre a paisagem na Ferrovia do Trigo”, que teve orientação do professor Daniel Pitta Fischmann. Confira os detalhes do projeto acessando: https://premioiabrs.org.br/projetos/a-linha-o-horizonte-e-o-territorio-ensaio-sobre-a-paisagem-na-ferrovia-do-trigo/

 


 
PRIMEIRO DESTAQUE

O primeiro destaque do Prêmio foi para Gustavo Luis Gorgen, da Univates, que criou o projeto “Memorial Nacional pela Justiça, Verdade e Direitos Humanos”, com orientação do professor Alex Carvalho Brino. Para conhecer o projeto acesse: https://premioiabrs.org.br/projetos/memorial-nacional-pela-justica-verdade-e-direitos-humanos/

 

 
SEGUNDO DESTAQUE
O segundo destaque foi Maurício de Andrade Madalena, da Unisinos, que desenvolveu o projeto “IN[BETWEEN] Ressignificação de Áreas de Passagem”, com orientação da professora Patrícia de Freitas Nerbas.  Para conhecer o projeto acesse: https://premioiabrs.org.br/projetos/inbetween-ressignificacao-de-areas-de-passagem/

 

TERCEIRO DESTAQUE

Já o terceiro destaque do Prêmio IAB RS 2019 foi para Nathana de Souza Serena, da Unisinos, que criou o projeto “SEG.MEN.TO – Sistema Expansível Rural” orientado pela professora Vera Lúcia Dutra Mascarello. Para conhecer o projeto acesse: https://premioiabrs.org.br/projetos/seg-men-to-sistema-expansivel-rural/
 

O presidente do IAB RS, Rafael Passos, lembrou o acervo de projetos de conclusão de curso reunidos no site do Prêmio IAB RS, um repositório que já conta com centenas de trabalhos. Ele destacou a urgência de novos paradigmas econômicos, sociais e políticos ante os impactos do Covid que para ele é um sintoma de décadas de um modelo de desenvolvimento predatório. “Para esse novo tempo, os jovens arquitetos e arquitetas terão papel preponderante, não somente como profissionais, mas como cidadãos e cidadãs”, destacou Passos.

A cerimônia foi encerrada com uma apresentação muito especial em homenagem ao Dia do Arquiteto. Os participantes puderam assistir o concerto da Orquestra Villa-Lobos, que este ano comemorou 25 anos de atuação, apresentando um repertório que marcou a trajetória do grupo. A Orquestra Villa-Lobos tem regência da coordenadora e professora Cecília Rheingantz Silveira, idealizadora do projeto, e é composta por 50 crianças e jovens músicos do bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A proposta da Orquestra é dar acesso ao conhecimento musical e a vivências artísticas e socializadoras.

Assista o vídeo da Orquestra Villa-Lobos: CLIQUE AQUI

Sobre o Prêmio José Albano Volkmer:
O Prêmio IAB RS – José Albano Volkmer – foi criado na gestão do presidente DANILO LANDÓ, em 1999, com o objetivo de destacar e premiar os melhores trabalhos de conclusão dos formandos das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul. O nome desta premiação é uma homenagem ao ex-presidente do IAB RS, José Albano Volkmer (1942/2007), notável professor e grande incentivador dos jovens arquitetos através de suas aulas, viagens, pesquisas e atividades profissionais e associativas.


 
Assessoria de Imprensa IAB RS
Sabrina Ortácio
Jornalista MTB 11.002
Fone: (51) 8196.7951
sabrinaortacio@gmail.com
www.ortaciocomunicacao.com.br 
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →