O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.
Participaram do encontro a arquiteta e urbanista e mestre em planejamento urbano e regional pela UFRGS, Sherlen Borges; o coordenador da UNMP no Rio Grande de Sul, Ezequiel Andarilho; o poeta e escritor, residente no coletivo Sopapo Poético, Sidi Borges; a escritora e participante do coletivo de escrita de mulheres negras, coletivo de escritores negros de Porto Alegre e do Sopapo Poético, Rosa Mayommbe; e a cozinheira, escritora, poeta e compositora e do coletivo Sopapo Poético, Fátima Farias. A mediação ficou a cargo da arquiteta e urbanista, mestranda em planejamento urbano e regional na UFRGS e integrante do Conselho Estadual do IAB-RS, Nathália Gomes.
Entre os tópicos abordados destacaram-se o racismo estrutural, bairros negros, ocupação de espaços de pesquisas por pessoas pretas, literatura negra, racismo ambiental, percursos negros, potencial cultural que vem sendo invisibilizado e silenciado, e a emancipação.