Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS recebeu arquiteto Pedro da Luz Moreira

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na noite da quarta-feira (03/12) o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Rio de Janeiro (IAB RJ), Pedro da Luz Moreira, foi o palestrante convidado do evento Quarta ao Vivo, promovido semanalmente pelo IAB RS. O arquiteto, que veio para Porto Alegre especialmente para a atividade, fez uma apresentação sobre os projetos urbanos que estão sendo implantados para o Rio poder receber as Olimpíadas em 2016.
Da Luz falou sobre “Cidade Metropolitana e Olimpíada – Participação, transparência, Planejamento e Projeto”. O arquiteto destacou o papel dos centros da cidade e a garantia de acesso a esses locais como um grande desafio. Para ele, existem guetos de pobres e ricos. “A cidade segura é uma cidade de diferença e multicultural”, afirmou. 
Outro ponto abordado por Da Luz foi o investimento em modais de alta capacidade. “Temos uma malha de trens urbanos impressionante no Rio, que é maior que a da cidade de Tóquio. Mas o governo não vem investindo neles. Colocaram novos trens com ar condicionado, mas ainda continua uma precariedade muito grande. Temos uma baixa qualidade e a alta demanda nas estações. Essas estações precisariam ter desenhos qualificados para ganharem confiança”, opinou o arquiteto. Ele informou que hoje são transportados no Rio cerca de 600 mil passageiros/dia. “Essa é uma obra de extrema necessidade, muito mais importante que outras que estão sendo feitas. Por isso que falo que falta planejamento no projeto. Não investir neste sistema é um problema”, alertou Da Luz.
O presidente do IAB RJ também falou que a capital fluminense precisa se aproximar mais dos contínuos naturais. “O Rio de Janeiro tem imensos maciços florestais no meio da cidade. Quando falamos do Rio, não é só o município do Rio, mas sim um aglomerado de 23 municípios representados pela Baía de Guanabara. “A Baía de Guanabara é uma fortaleça natural”, observou.
Confira outros pontos que foram destaque na Palestra de Pedro da Luz Moreira:
Premissas na cidade do Rio de Janeiro: Mudança na inércia do capital imobiliário; Reforço da centralidade, considerando as subcentralidades; Reforço nos modais de alta capacidade com ações coordenadas de planejamento e projeto sobre o território da cidade; Aumento da transparência das ações da Prefeitura, sinalizando claramente a cidade que queremos construir; e o protagonismo do plano e do projeto na reestruturação da cidade.
Principais obras implantadas no Rio: Arco metropolitano; BRTs; Linha 4 do Metrô até o Jardim oceânico na Barra da Tijuca; Linha 3, Itaboraí a Niterói; VLTs na zona portuária; Polo Petroquímico; Complexo Siderúrgico; Porto Maravilha no centro do Rio; Parque Olímpico; Programa de urbanização de favelas e Programa de produção de habitação social MCMV.
A palestra na íntegra de Pedro da Luz Moreira pode ser conferida pela web em www.iabrs.org.br/iabrstv.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →