Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB RS sediou Ciclo Nacional de Palestras “Cidades do Amanhã”

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O IAB RS sediou no dia 28 de agosto, o Ciclo Nacional de  Palestras "Cidades do Amanhã" que reuniu cerca de 100 pessoas no Ponto de Cultura Solar do IAB, no centro histórico de Porto Alegre. O evento foi patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ) e pela pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e teve como objetivo discutir a condição atual das nossas cidades, a fragmentação de sua paisagem, a arquitetura produzida no país – bem como seu papel e efeitos sobre o uso do espaço público, a dinâmica de bairros e cidades e seu ambiente.
As cidades que recebem o Ciclo são Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Natal e Belém.
Os pesquisadores identificaram parâmetros arquitetônicos recorrentes em diversas cidades brasileiras e os relacionaram com as atividades econômicas e o uso do espaço, concluindo que os padrões mais contínuos tendem a gerar efeitos mais positivos para os bairros. Variáveis espaciais como a densidade de ocupação, o afastamento dos prédios e a presença de muros, a tipologia dos quarteirões e até mesmo o número de janelas, influenciam o número de pedestres e, consequentemente, a segurança e mobilidade desses bairros.
Em defesa de cidades mais caminháveis
“Se o pedestre importa para as cidades, isso não pode ser ignorado”, alerta Vinícius Netto, professor da UFF e um dos autores de pesquisa, que concluiu que a arquitetura mais compacta tende a gerar mais efeitos positivos, em comparação com uma tipologia que privilegia o isolamento.
Netto, da UFF, e Júlio Vargas, da UFRGS, apresentaram os resultados de pesquisa realizada em 8 mil edifícios no Rio, Niterói, Florianópolis e Porto Alegre.
“São parâmetros que podem ajudar a indicar o quão caminhável é um bairro e uma região como um todo. Hoje isso já é um fator de valorização imobiliária”, ponderou Vargas, que mencionou o site Walkers Paradise como exemplo dessa valorização do pedestre. “Em cidades como São Francisco e Boston, por exemplo, esse parâmetro já é considerado por quem busca imóvel”, exemplificou.
Arquitetura e o Ballet da Rua
Na ocasião, foi lançado o documentário Arquitetura e o Ballet de Rua. Os palestrantes do evento consideram a filme uma ferramenta de comunicação importante. "O documentário consegue transcender a linguagem acadêmica para uma linguagem poética. Sabemos que muitas vezes a sociedade não compreende o papel do arquiteto e urbanista, e como a arquitetura pode impactar na vida econômica e até na saúde das pessoas", destacaram. 

O curta está disponível, na íntegra, no youtube: https://youtu.be/9HRxbbuxVvk?t=25

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →