Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RJ Divulga projeto vencedor para o Parque Olímpico de 2016

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro pretende estruturar a área da Barra da Tijuca, um dos quatro núcleos de atividades olímpicas durante os jogos de 2016.

A empresa que realizará a obra é a inglesa AECOM, já consagrada por obras como o quartel-general da polícia de Los Angeles e o Parque Olímpico de Londres. O arquiteto responsável pelo projeto vencedor foi Bill Hanway, em parceria com o brasileiro Daniel Gusmão.

A equipe estruturou o projeto em três fases: Jogos de 2016, Transformação 2018 e Legado 2030. Elas são baseadas nas necessidades de preservação natural da área e na reutilização de estruturas após a realização das olimpíadas, além de elaborar o maior dos quatro núcleos (Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Maracanã) onde acontecerão os eventos dos jogos.

Segundo Bill Hanway, o grande desafio foi criar um projeto que atendesse as necessidades da população após o evento: “O Parque Olímpico deverá ser um desenvolvimento urbano de padrão internacional, que não só promova o melhor em design, tecnologia, esporte e cultura, mas que também satisfaça necessidades urgentes e vitais intrínsecas para seus moradores, empresas e para o meio ambiente. Lançando mão da nossa experiência, queremos assegurar que o investimento e a energia focada na Barra promovam o maior benefício possível, a longo prazo.”

Os projetos premiados podem ser vistos no site http://concursoparqueolimpicorio2016.iabrj.org.br/ (http://concursoparqueolimpicorio2016.iabrj.org.br/) , e os 58 projetos classificados também estarão expostos na sede do IAB-RJ até o dia 9 de setembro.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →