IAB-RJ Divulga projeto vencedor para o Parque Olímpico de 2016

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro pretende estruturar a área da Barra da Tijuca, um dos quatro núcleos de atividades olímpicas durante os jogos de 2016.

A empresa que realizará a obra é a inglesa AECOM, já consagrada por obras como o quartel-general da polícia de Los Angeles e o Parque Olímpico de Londres. O arquiteto responsável pelo projeto vencedor foi Bill Hanway, em parceria com o brasileiro Daniel Gusmão.

A equipe estruturou o projeto em três fases: Jogos de 2016, Transformação 2018 e Legado 2030. Elas são baseadas nas necessidades de preservação natural da área e na reutilização de estruturas após a realização das olimpíadas, além de elaborar o maior dos quatro núcleos (Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Maracanã) onde acontecerão os eventos dos jogos.

Segundo Bill Hanway, o grande desafio foi criar um projeto que atendesse as necessidades da população após o evento: “O Parque Olímpico deverá ser um desenvolvimento urbano de padrão internacional, que não só promova o melhor em design, tecnologia, esporte e cultura, mas que também satisfaça necessidades urgentes e vitais intrínsecas para seus moradores, empresas e para o meio ambiente. Lançando mão da nossa experiência, queremos assegurar que o investimento e a energia focada na Barra promovam o maior benefício possível, a longo prazo.”

Os projetos premiados podem ser vistos no site http://concursoparqueolimpicorio2016.iabrj.org.br/ (http://concursoparqueolimpicorio2016.iabrj.org.br/) , e os 58 projetos classificados também estarão expostos na sede do IAB-RJ até o dia 9 de setembro.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →