IAB-RJ Divulga projeto vencedor para o Parque Olímpico de 2016

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro pretende estruturar a área da Barra da Tijuca, um dos quatro núcleos de atividades olímpicas durante os jogos de 2016.

A empresa que realizará a obra é a inglesa AECOM, já consagrada por obras como o quartel-general da polícia de Los Angeles e o Parque Olímpico de Londres. O arquiteto responsável pelo projeto vencedor foi Bill Hanway, em parceria com o brasileiro Daniel Gusmão.

A equipe estruturou o projeto em três fases: Jogos de 2016, Transformação 2018 e Legado 2030. Elas são baseadas nas necessidades de preservação natural da área e na reutilização de estruturas após a realização das olimpíadas, além de elaborar o maior dos quatro núcleos (Barra da Tijuca, Copacabana, Deodoro e Maracanã) onde acontecerão os eventos dos jogos.

Segundo Bill Hanway, o grande desafio foi criar um projeto que atendesse as necessidades da população após o evento: “O Parque Olímpico deverá ser um desenvolvimento urbano de padrão internacional, que não só promova o melhor em design, tecnologia, esporte e cultura, mas que também satisfaça necessidades urgentes e vitais intrínsecas para seus moradores, empresas e para o meio ambiente. Lançando mão da nossa experiência, queremos assegurar que o investimento e a energia focada na Barra promovam o maior benefício possível, a longo prazo.”

Os projetos premiados podem ser vistos no site http://concursoparqueolimpicorio2016.iabrj.org.br/ (http://concursoparqueolimpicorio2016.iabrj.org.br/) , e os 58 projetos classificados também estarão expostos na sede do IAB-RJ até o dia 9 de setembro.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS recebeu o arquiteto Gustavo Utrabo

Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB realiza abaixo assinado em defesa das DCNs e da qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo

Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.

Leia Mais →

Seminário debate 15 anos da criação do CAU

O IAB, em parceria com o IAB-PR, inicia no dia 22 de maio um conjunto de eventos para debater os 15 anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Instituído pela Lei Federal 12.378/2010, o CAU é fruto de uma ampla mobilização em defesa de um conselho próprio.

Leia Mais →