Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IABRJ é convidado a integrar o Conselho do Legado da Cidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta segunda-feira a criação do Conselho do Legado da Cidade, em cerimônia realizada no Palácio da Cidade, em Botafogo. O Conselho, composto por representantes da administração pública, de entidades civis, dos Comitês Organizadores da Copa de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, além do setor privado, terá caráter consultivo. Como presidente, o prefeito poderá solicitar a colaboração de outras entidades e personalidades, sempre que necessário. Além disso, serão realizados encontros trimestrais para debater a herança a ser deixada para o Rio a partir da realização dos dois eventos.

Acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento, Felipe Góes, e pelo presidente do Instituto Rio 2016, Bernardo de Carvalho, o prefeito do Rio afirmou que a Prefeitura pretende envolver a sociedade em tudo o que diz respeito à preparação do Rio para os dois eventos esportivos.

– A Prefeitura tem buscado, desde o início, dar o máximo de transparência às suas ações e mostrar sua preocupação com o legado. Isso se comprova com a criação do Legadômetro. Precisamos ter um foco claro, um instrumento que nos permita caminhar na transparência. Por isso, nada melhor do que chamar figuras conhecidas da sociedade carioca, que possuem renomado papel de fiscalização e de apontamento de idéias para a cidade, para que, a partir desse conselho, possam cobrar das autoridades que todas as ações pensadas para os dois eventos levem em consideração os interesses da cidade – disse o prefeito, que destacou a diversidade na escolha dos membros do Conselho.

– Temos empresários, organizações não-governamentais, o Instituto dos Arquitetos do Brasil, que, por exemplo, será capaz de identificar possíveis impactos urbanísticos que as Olimpíadas possam causar no Rio. Enfim, tenho absoluta certeza de que temos a contribuição de pessoas muito importantes para o sucesso dos dois eventos.

Os integrantes do Conselho serão responsáveis por analisar os projetos da cidade em prol da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 e apresentar sugestões que complementem as ações em desenvolvimento. O presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sérgio Magalhães, falou sobre a importância de se analisar todos os investimentos voltados aos dois eventos.
– A ação do IAB é de cuidado em relação à cidade. Portanto, nos sentimos perfeitamente à vontade para analisar cada um dos investimentos que vierem a ser feitos em relação à Copa do Mundo de 2014 e às Olimpíadas de 2016. São investimentos que devem qualificar ainda mais o Rio de Janeiro para que sua população possa recolher os melhores benefícios: melhores condições de mobilidade, habitação e de saneamento, por exemplo. São elementos que parecem estar distantes dos Jogos, mas isso não é verdade. Os investimentos se multiplicam quando buscam se apoiar mutuamente – disse Magalhães, que vê com otimismo a união de pessoas com visões distintas na composição do Conselho do Legado.

– Assim como a cidade é diversa, os modos diversos de se enxergar o Rio de Janeiro também ajudam na busca de melhores soluções. Essas soluções precisam partir de ideias e serem debatidas – concluiu.

Rosiska Darcy, presidente da organização “Rio Como Vamos”, classificou a criação do Conselho como “fundamental” para uma relação transparente entre sociedade e poder público: – Trata-se de uma responsabilidade muito agradável. Nossa instituição é dedicada a acompanhar a qualidade de vida da cidade. Portanto, esse é um momento ideal. Grandes eventos acontecerão no Rio e a sociedade possui interesse direto no progresso que esses eventos podem trazer para a cidade – afirmou.

Fonte: Jornal do Brasil

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →