Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS abre quatro exposições de artes nesta quarta-feira (16/04)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul, abre nesta quarta-feira (16/04) quatro exposições de artes, selecionadas em edital, que integram o primeiro ciclo de artes visuais da galeria Espaço IAB em 2014. A abertura será realizada a partir das 19h30, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico de Porto Alegre) permanecendo com visitação até o dia 12 de maio de 2014, das 14h às 20h, com entrada franca. Ao todo, para o ano de 2014,  serão realizadas 16 mostras, com a curadoria de Adriana Xaplin e Vinicius Vieira. Para saber mais sobre as exposições e o histórico da galeria acesse galeriaespacoiab.blogspot.com .
NA CIRCULAÇÃO E ÁREAS EXTERNAS:
VERTICAIS E INCLINAÇÕES  ERNANI CHAVES
ABERTURA 16/04/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 17/04 a 12/05/2014, 14 às 20h.
O artista Ernani Chaves apresenta uma exposição no IAB, que tem início com o seu deslocamento em direção ao prédio do instituto, e sua trajetória até o interior do mesmo. Ao deslocar-se pelo passeio em direção a Rua dos Andradas, sua vertical corporal sofreu uma inclinação acentuada devido a um declive até a entrada do prédio. Ao entrar, outra inclinação, agora antagônica e suave, um aclive. Com esta percepção o artista nos mostra um aspecto de sua poética que está colocada neste ambiente urbano e particular, com sua vertical sofrendo inclinações. Um tema que é o inicio de sua poética das pilhas. Com a situação do IAB, agora se acentuam as inclinações e escoras sem fixação. Apresenta-nos uma obra escorada, com inclinações acentuadas. E no interior do prédio, no vão das escadas, leva a um mergulho no espaço com instalações no vazio, em conjunto com suas gravuras e desenhos bidimensionais. Colocando ao espectador possibilidades de pensar os deslocamentos, inclinações, desequilíbrios e pontos de vista de espaço, escultura, corpo, construção, vertical e pensamento visual.
NA SALA NEGRA:
DESDOBRAMENTOS DA NATUREZA 
ÂNGELA OLIVEIRA, CARMEN SANSONE, ELEONOR BRANCO, JÚLIA TOBA, LECI BOHN, MARA CARUSO, OLENCA QUINTIAN, ROSA LANG, ROSÂNGELA COELHO, SANDRA FRAGA, SUZANA CAMPOZANI, VALQUÍRIA MUNIZ. ESTELITA BRANCO (ORG.) 
ABERTURA 16/04/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 17/04 a 12/05/2014, 14 às 20h.
A fonte de inspiração para uma obra de arte pode advir da simples observação da natureza. Desdobrar é gesto crescente, ação contínua e alternada. O registro fotográfico foi o primeiro passo para a apropriação das formas observadas. Em algumas produções a fotografia integra a obra, em outras, foi traduzida para técnicas e materiais diversificados. Esses trabalhos situam-se na interface dos novos meios tecnológicos e do artesanal, do contemporâneo e do tradicional. Além do tema, a apresentação do painel em módulos foi escolhida como elemento integrador do trabalho em grupo. Esta exposição é um recorte do universo trabalhado, que se apresenta conformado pelas escolhas muito particulares de cada integrante. Desse modo, em meio aos desdobramentos, podemos encontrar treze sentidos de expressão, resultantes da confluência entre arte e natureza. (Estelita Branco e Sandra Fraga).
NA SALA DO ARCO:
CHAVE MESTRA  ELTON MANGANELLI
ABERTURA 16/04/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 17/04 a 12/05/2014, 14 às 20h.
Mais uma vez Elton Manganelli aventura-se pelo instigante universo da criação visual. Experimentando materiais, arriscando-se, inventando, ousando, ele chega à mostra que denominou Chave Mestra. Selecionado para expor na galeria Espaço IAB, do Instituto de Arquitetos do Brasil, o artista vai apresentar 12 obras que mesclam pinturas e colagens, utilizando folhas de plástico com imagens em 3D sobre MDF. Há sempre na produção de Elton uma espécie de inventário de referências culturais que marcam o cotidiano de um artista curioso e inquieto. Para ele, “criar é fazer relações entre o real, o imaginário, o simbólico”. Seu movimento acontece permeado por esses polos. A exposição terá texto de apresentação assinado pela artista e professora do Instituto de Artes da UFRGS Teresa Poester.
NA SALA ANEXA:
TRAÇO E AQUARELA  CARLA PILLA
ABERTURA 16/04/2014, às 19:30  VISITAÇÃO 17/04 a 12/05/2014, 14 às 20h.
A exposição Traço e Aquarela, em que a artista Carla Pilla apresenta na galeria Espaço IAB mais de 50 originais em pequeno e médio formato, demonstra sua constante produção atual em ilustração editorial para as crônicas de Martha Medeiros, na Revista Donna em ZH e para diversos livros infantis, como Pop o Pulguento, Dandara e a Princesa Perdida, Buuu Bruxas, Chapeuzinho Vermelho e Três Porquinhos. Além dos originais, quatro painéis montados na sala anexa da galeria mostrarão parte do processo recente de produção de cada um dos livros.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →