O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) realizou na última quarta (24/09) a abertura de quatro exposições selecionadas em edital, que integram o terceiro ciclo de artes visuais da Galeria Espaço IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico de Porto Alegre). A mostra gratuita permanece para visitação até o dia 17 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. A curadoria é de Adriana Xaplin e Vinicius Vieira, que até o final do ano organizam ao todo 16 exposições de artes no espaço.
O artista plástico João Otto Klepzig reúne na Sala Negra obras que procuram mostrar visualmente o resultado do processo criativo “Cabeça – Relicário do Pensamento”, em que as modificações nos traços e formas da cabeça buscaram imprimir maior força às suas linhas, proporcionando assim novas leituras. Para Klepzig, a cabeça humana, que guarda e protege o cérebro, é o relicário dos pensamentos, envolvendo sentimentos, angustias e sonhos. O artista utilizou na criação e modelagem das cabeças a argila, fundidas em bronze e submetidas a diferentes tratamentos de cor.
A mostra “Do Gasômetro até a Borges entre a Duque e a Demétrio” será apresentada na Circulação da Galeria pelos irmãos Antônio Augusto Bueno e Luís Filipe Bueno. São textos e fotografias que mapeiam poeticamente um recorte do Centro Histórico de Porto Alegre. Antônio Augusto e Luís Filipe vêm dialogando artisticamente há vários anos através de exposições, intervenções urbanas, vídeo, música, texto, fotografia, desenho e gravura, sempre costurando texto e imagem.
Na Sala Anexa, a artista Gaby Benedyct, apresenta a mostra “Mitos Orientais – Exposição de Zen Aquarelas, que ela define como "Uma colorida contemplação como fonte de deslocamento e prazer". São aquarelas fundamentadas nas tradições e gestos orientais, divididas em alguns temas básicos como Dragões e Peixes, Templos em Paisagens, Azuis e Vermelhos, Gueixas e Samurais e as Aquarelas em Camadas. A técnica utilizada é a sobreposição de aquarelas através de lâminas translúcidas de algodão.
Na Sala do Arco, o público poderá conferir as esculturas de Zetti Neuhaus, que são todas costuradas com fios de cobre que dão sustentação às formas que contrastam com o alumínio. Pedras cristalinas – detalhes incrustrados em meio à malha – funcionam como pontos de luz a despertar a atenção do apreciador. Para produzir suas obras, Zetti modela a tela de alumínio, em diversas camadas que adota a forma que lhe é inspirada. “Quero que cada pessoa faça a sua leitura, a sua interpretação. Este é o meu desafio, o de provocar a imaginação das pessoas”, destaca Neuhaus.
COLOQUE NA AGENDA
IAB-RS abre quatro exposições de artes
Quando: Dia 24 de setembro, às 19h30min
Onde: Galeria do Espaço IAB-RS (Rua General Canabarro 363)
Entrada Franca
Para saber mais sobre as exposições e o histórico da Galeria acesse galeriaespacoiab.blogspot.com.