IAB-RS comemora 63 anos com lançamento do livro “O Caminho da Bala” e grande festa no Solar

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A partir das 20 h iniciarão as festividades no Solar Conde de Porto Alegre, sede do IAB-RS, e às 23 horas já começa a festa no Solar. Haverá também o lançamento do livro “O Caminho da Bala”, romance de Carlos Raimundo Pereira, no qual o Solar é um dos palcos da trama.

No clima do livro, acontecerá um sarau musical, com a flautista Cibele Endres e o cravista Fernando Cordella interpretando músicas barrocas, e o vocal Mandrialis num repertório de autores gaúchos, acompanhado pelo pianista Alexandre Fritzen da Rocha e com regência de João Paulo Sefrin.

Para o autor lançar o livro no Solar do IAB tem um significado especial pelo fato dele ser um dos cenários da história e de o Conde de Porto Alegre ser um dos personagens principais do livro antes mesmo de tornar-se conde.

Sobre o livro:
O Caminho da Bala é um romance ambientado num momento histórico de Porto Alegre, durante a Guerra dos Farrapos, ocasião de quatro anos de cerco à cidade.

A ambientação na cidade e na guerra e os personagens reais são fiéis à história. Marques de Souza, Antônio Pereira Coruja, Comendador Paiva, Isaac Austin Hayes, Chico Pedro, Gaspar Menna Barreto, Dr Landell, Libânio Pereira.

Antônio Madeira é o personagem principal que transita pelas ruas, pelo cais, pelos quartéis, prisões e trincheiras, conhecendo e aprendendo com a guerra e com a vida adulta que se apresenta nas experiências e decisões de cada dia.

Sobre o autor:
Carlos Raimundo Pereira é de Porto Alegre, onde mora desde 1957. Atua profissionalmente no mercado audiovisual produzindo vídeos e filmes empresarias, publicitários e de conteúdo. Um projeto de documentário sobre a cidade sitiada durante a Guerra dos Farrapos foi o embrião para o romance “O Caminho da Bala”, sua primeira incursão literária.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →