Na última quarta-feira (02/07) o evento Quarta no IAB teve como tema "Habitação de Interesse Social" com a participação dos debatedores Felipe Drago, da ONG Cidade/ COOPSUL; José Araújo, representante da Comunidade Vila Tronco; e do arquiteto Rafael Passos, do IAB-RS.
"A arquitetura não é apenas uma questão de estética, e sim uma promoção da qualidade de vida", destacou o arquiteto Rafael Passos ao se refererir ao tema da habitação de interesse social. Ele afirmou que a lei impossibilita a assistência técnica (AT) à moradia. " O IAB propõe uma política pública de oferecer AT gratuita, uma espécie de SUS da Habitação", expolicou Passos.
Para Felipe Drago, da ONG Cidade, é preciso criar uma condição para que vida coletiva seja possível a partir da mudança na base da vida das pessoas. Para ele, uma organização deve ter caráter social, econômico e territorial com práticas autogestionárias.
O representante da comunidade Vila Tronco, José Araújo, observou que os projetos têm que partir da necessidade da vida das pessoas e que os recursos públicos para as comunidades devem ter um destino baseado em estudos territoriais.