Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS e SENGE reúnem parceiros em evento

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
A parceria firmada pelo SENGE com o Instituto dos Arquitetos do Brasil para a realização do Concurso Público Nacional de Arquitetura para a definição do projeto de expansão da sede do Sindicato foi apresentada aos associados e demais parceiros do Sindicato na noite desta terça-feira (11). 
Realizado no Auditório do Sindicato, o evento contou com expressiva participação das diretorias das duas entidades, bem como com representantes de empresas públicas, privadas, entidades de ensino e de qualificação, tais como PUCRS, UFGRS, Unisinos, Fundação Getúlio Vargas, RBS, entre outras organizações que ao longo dos últimos anos foram atraídas ao SENGE a partir da estrutura operacional diferenciada colocada à disposição do mercado e da categoria.
O presidente do IAB-RS Tiago Holzmann destacou a importância estratégica da parceria para as duas entidades. Antecipando detalhes da metodologia do concurso, cujo edital será lançado nas próximas semanas, Holzmann informou a adoção do Sistema SGC para Gestão Eletrônica de Concursos Públicos de Arquitetura, Urbanismo, Paisagismo e Design. Trata-se de um produto brasileiro, único no gênero e de notória e comprovada eficiência, em aplicação desde 2003. A função principal a que se destina o SGC é a de certificar por meio eletrônico todas as operações e ações realizadas através do respectivo site, ou sítio, oficial do concurso por seus “coordenadores, participantes e pretendentes”, nos diferentes níveis de acesso, cada qual com características e permissões específicas. O SGC foi utilizado em dezenas de concursos incluindo a requalificação do Largo do Pelourinho e do Teatro Castro Alves (Salvador-BA), o prédio do Sistema Fecomércio SESC e SENAC (Porto Alegre/RS), a sede do CREA-PR, a Estação Antártica Comandante Ferraz, entre outros.
Por sua vez, o vice-presidente do SENGE, engenheiro Alexandre Wollmann ressaltou na sua manifestação o significado da iniciativa, que aproxima ainda mais profissionais de áreas tão importantes e complementares entre si com são as engenharias e a arquitetura. Wollmann destacou ainda que a necessidade imediata de ampliação da sede em atenção ao crescimento significativo da demanda por qualificação e serviços. Exemplo disso são as dificuldades atuais de agendamento de novos módulos diante da ocupação de 100% da capacidade operacional atual.
Por fim, o presidente do SENGE, engenheiro José Luiz Azambuja reafirmou o compromisso da atual gestão do Sindicato de oferecer à categoria e à sociedade uma estrutura de serviços a partir da conduta histórica da entidade ao longo de seus 70 anos. Ressaltando a aproximação com o IAB-RS – a quem caberá a gestão do concurso desde o lançamento do edital nas próximas semanas até o resultado final previsto para maio de 2014, Azambuja destacou a presença de cerca de 550 arquitetos no quadro social do Sindicato, com reflexos diretos na composição da atual diretoria, Conselho Técnico Consultivo, Conselho de Representantes e Delegados Sindicais, participação esta que só tende a crescer, concluiu.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →