Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS encerra o Ciclo de Artes Visuais de 2013 com quatro exposições

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul, promove a abertura de 4 exposições, que integram o último ciclo de artes visuais da galeria Espaço IAB em 2013. O coquetel será realizado dia 18 de dezembro, a partir das 19h30. As mostras ficam disponíveis para a visitação do público de 19 de dezembro a 24 de janeiro de 2014, das 14:30 às 20h, na sede da instituição (General Canabarro, 363).
Ao todo foram 16 mostras realizadas com a curadoria de Adriana Xaplin e Vinicius Vieira no ano de 2013. No mês de janeiro será lançado o edital de ocupação para o ano de 2014. Para o último ciclo do ano foram selecionados trabalhos de fotografia, escultura e ilustrações em aquarela.
Para saber mais sobre as exposições e o histórico da galeria acesse galeriaespacoiab.blogspot.com.
NA SALA NEGRA: PICTÓRICAS, de  Kin Viana.
A exposição Pictóricas traz elementos da pintura e do abstrato para a fotografia, utilizando conceitos dopictorialismo: um movimento que iniciou logo depois da descoberta da Fotografia, agregando à obra composiçao, equilíbrio, contraste,  unidade, repouso e harmonia. Kin Viana começou a fotografar no inicio dos anos 90 inspirado pelo cinema fantástico, depois de trabalhar em um estúdio fotográfico. Também atuou em diversas áreas de expressao artisticas, como na produçao de teatro e na arquitetura. Os estudos que culminam nessa exposição individual iniciaram no ano de 2009, quando começou pesquisa das imagens pictóricas a estrutura do não foco, dialogando com esculturas publicas, com os figurativos, com o movimento e com a luz.
NA SALA ANEXA: AQUARELAS, de Joaquim da Fonseca
Joaquim da Fonseca é artista plástico, designer gráfico e professor universitário. Nasceu em Alegrete, RS, em 1935. Graduou-se em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UFRGS (1960) e concluiu sua pós-graduação na Escola de Comunicação Visual (MFA – Mestrado) da Syracuse University, Estados Unidos, em 1983. Expressa-se principalmente por meio do desenho e da pintura (aquarela), tendo realizado várias exposições individuais e participado de mostras coletivas e salões. É autor, co-autor e tradutor de mais de vinte livros, dentre os quais se destacam livros de viagem a capitais do mundo, parte deles escritos em parceria com Luis Fernando Veríssimo. Professor adjunto aposentado do Departamento de Comunicação da UFRGS, atuou também como docente no Curso de Design do Centro Universitário UniRitter, de Porto Alegre. Desde o ano de 2009 reside em Brasília, dedicando-se na produção de aquarelas. Sua preferência especial é a paisagem. Nos últimos anos realizou diversas exposições e em abril de 2012, a convite da assessoria de cultura da Câmara dos Deputados, apresentou no Palácio do Congresso de Brasília uma exposição de 33 aquarelas tendo como motivo o aniversário da cidade. A mesma exposição teve continuidade no Gabinete da Vice-Presidência da República, no Palácio do Planalto, de junho a setembro de 2012. Na galeria Espaço IAB, a sinalização dos lugares e monumentos da memória da cidade de Porto Alegre está identificada com ilustrações de Joaquim da Fonseca, mostrando como eram originalmente esses locais. As aquarelas da exposição resultaram de viagens recentes pelo Brasil, Inglaterra, Alemanha e Estados Unidos.
NA SALA DO ARCO: INTERDEPENDÊNCIA, de Tridente
As relações entre indivíduos e causas são retratadas dentro do universo de Tridente que, para a sua quarta mostra individual projetou portais de passagem entre dimensões. O fluxo intenso entre os universos se dá pela busca comum às lâminas que destroem a um só toque as negatividades, busca motivadora das interdependências. Tridente segue os estudos iniciados há cinco anos com o reaproveitamento de resíduos urbanos que meticulosamente se amontoam dando origem à assemblagens e esculturas que destoam das formas originais dos descartes formando objetos hibridos pra lá de instigantes com sutis toques de provocação à existência contemporânea.
NA CIRCULAÇÃO: + GRAVETOS ARMADOS, de Antônio Augusto Bueno
Para essa intervenção Antônio Augusto construirá uma suposta nova porta de entrada repleta de gravetos em frente à entrada do antigo Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do IAB RS. Essa intervenção dá continuidade ao projeto “Gravetos Armados”.  Entre outras montagens desse projeto destacam-se: “Gravetos Armados” no MAC RS, Galeria Iberê Camargo, Museu Histórico de Santa Catarina, Paço Municipal de Porto Alegre, Entrada da Usina do Gasômetro, Casa de Cultura Mário Quintana… O projeto “Gravetos Armados” recebeu duas indicações na categoria escultura do Prêmio Açorianos de Artes Plásticas de 2012 e 2013.
As Quartas no IAB têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →