Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS expõe projetos vencedores de concursos no XVII CBA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Projetos premiados nos últimos dez concursos promovidos pelo IAB-RS (de 1994 a 2001) serão expostos durante o XVII CBA. O Congresso acontece de 29 de abril a 3 de maio no Rio de Janeiro, e prevê a participação de 5 mil pessoas, entre estudantes e profissionais. Após o evento, os organizadores pretendem fazer a mostra itinerar pelas faculdades de Arquitetura e Urbanismo do estado. A exposição tem a curadoria dos arquitetos Sérgio M. Marques, do Conselho Estadual do IAB-RS e Iran Rosa, Vice-Presidente do IAB-RS, e contou com a colaboração de Alessandra Rambo Szekut, bolsista de iniciação científica da FAU-Uniritter, e de Madalena Gusan, secretária do IAB-RS. Farão parte de mostra os seguintes projetos: – Muro Mauá – 1994 – PMPA através do DEP – Arq. Paulo Almeida
– Restaurante Panorâmico da Usina do Gasômetro – 1994 – PMPA através da SMOV – Arq. Dalton R. P. Bernardes
– Centro 24 Horas – 1995 – Sociedade de Engenharia / PMPA – Arq. Paulo Ricardo Bregatto
– Parque Municipal de Canoas / Niterói – 1995 – Prefeitura Municipal de Canoas / RS – Arq. Elisabeth Metzler Satkamp
– Porto dos Casais – 1996 – Governo do Estado através da Secretaria de Transportes – Arq. Alberto G. Pio Adomilli
– Anexo Theatro Sâo Pedro – 1996 – Governo do Estado através da Secretaria da Cultura – Arq. Júlio Collares
– Portais do Rio Grande – 1997 – Governo do Estado através da Secretaria do Turismo – Arq. Flávio Kiefer
– Teatro da OSPA – 1997 – Governo do Estado através da Secretaria da Cultura – Arq. Júlio Ramos Collares
– Porto Velho – 1997 – Governo do Estado através da Superin do Porto do Rio Grande – Arq. Raul Macadar Azar
– FIC – 1998 – Universidade de Caxias do Sul – Arq. Cesar Dorfman
– CIENTEC – 1999 – Fundação de Ciência e Tecnologia – Arq. Moacyr Moogen Marques – Anexo Solar – 2001 – Instituto de Arquitetos do Brasil-RS – Arq. Marcos Leite

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →