IAB-RS Núcleo Rio Grande realiza manifesto de arquitetos e urbanistas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Os arquitetos e urbanistas do Rio Grande fizeram um manifesto aproveitando a passagem do Dia Mundial do Urbanismo, no qual tornam públicas suas preocupações com a qualidade de vida e integridade visual da cidade, e reclamam às autoridades providências a respeito. Leia abaixo: MANIFESTO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS DO RIO GRANDE Os profissionais arquitetos e urbanistas do Rio Grande, na passagem do Dia Mundial do Urbanismo tornam públicas suas preocupações com alguns assuntos técnicos que diminuem a qualidade de vida e a integridade visual de nossa cidade, e propõem às autoridades às quais competem providências as seguintes iniciativas: – Visando alcançar uma melhor qualidade e eficiência no Planejamento Urbano, no momento em que a cidade está no limiar de uma nova fase de crescimento acelerado, que a municipalidade crie cargos de Arquiteto e Urbanista, abra concurso público para prover as vagas e nomeie os melhores classificados. – Para garantir a atuação democrática dos profissionais e propiciar a elaboração de melhores projetos de Urbanismo e/ou Paisagismo, que em convênio com o Instituto de Arquitetos do Brasil que detém o conhecimento e décadas de experiências bem sucedidas no assunto, a municipalidade abra Concursos Públicos de Projetos toda vez que o corpo técnico da Prefeitura Municipal não tenha condições de atender à demanda crescente. – Objetivando devolver a beleza às nossas praças, ruas e fachadas, históricas ou contemporâneas, que a municipalidade, em convênio com o Núcleo Cidade do Rio Grande do Instituto de Arquitetos do Brasil, crie um grupo de trabalho para estudar uma legislação atual e abrangente sobre Poluição Visual, a ser apresentada à Câmara Municipal e lá defendida por técnicos da área.
– Vislumbrando o incremento de tarefas atribuídas aos diversos Conselhos Municipais e tendo em vista o aporte de idéias e soluções técnicas que poderão ser propiciadas por Arquitetos e Urbanistas, que a municipalidade acolha a pretensão do Núcleo Cidade do Rio Grande do Instituto de Arquitetos do Brasil de nomear profissionais dessas formações para integrar aqueles colegiados em que couber.
– Pretendendo melhor instrumentar a nossa Universidade para enfrentar os desafios constantes de adequação dos seus espaços físicos, que a Fundação Universidade do Rio Grande, defina vagas e crie concursos públicos para preenche-las nas áreas de Arquitetura e Urbanismo.
No momento histórico em que está já em pleno vigor, e sendo aplicado, o Estatuto da Cidade, criado pela Lei nº. 10.257 de 10 de julho de 2001, este é o Manifesto dos Arquitetos e Urbanistas da Cidade do Rio Grande, no afã de garantir o crescimento sustentável de nosso município, de propiciar aos cidadãos uma melhor qualidade de vida e colaborar para a elevação da auto-estima dos rio-grandinos.
Rio Grande, 8 de novembro de 2004.
O manifesto foi datado de 8 de novembro, data na qual se comemorou o Dia Mundial do Urbanismo. Foi lido e, portanto tornado público, na Audiência Pública sobre Urbanismo requerida pela vereadora Maria de Lourdes Lose, e que aconteceu na Câmara Municipal na tarde de 26 de novembro próximo findo. Foi lançado pelos arquitetos que constituem o Núcleo Cidade do Rio Grande do Instituto de Arquitetos do Brasil que representam a parcela organizada dos arquitetos de nossa cidade. Almejamos a publicação porque o manifesto tem colocações que sendo acatadas podem modificar para melhor a vida urbana de nossa comunidade, o que interessa a todos os munícipes e às lideranças da cidade do Rio Grande em particular.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →