Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

InfoIAB-RS entrevista a Procuradora-Chefe Maria Hilda Marsiaj Pinto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Na assinatura do contrato com a Procuradoria Regional da República da 4ª Região, ocorrida no dia 3 de fevereiro, para a realização do Concurso Público Nacional de Arquitetura para a sede da entidade, em parceria com o IAB-RS, a Procuradora-Chefe, dra. Maria Hilda Marsiaj Pinto, falou sobre a importância da iniciativa. A edificação será erguida em um terreno de 2.640 metros quadrados e integra o Centro Administrativo Federal, junto ao rio Guaíba e Parque Harmonia. i – Como surgiu a idéia de um concurso público para a sede da Procuradoria? MHMP – Este sonho da construção da sede é antigo. Estamos em um prédio (Sete de Setembro, 1133) que inicialmente serviu, mas a Procuradoria cresceu muito, acompanhando o crescimento da Justiça da 4ª Região, o que exige um espaço maior. O Ministério Público Federal se caracteriza pelo perfil democrático e transparente. Somos encarregados da defesa da ordem democrática do estado de direito e dos direitos fundamentais. Tem tudo a ver com concurso público, que possibilita a participação de um maior número possível de pessoas. i – Vocês vêm acompanhando os concursos promovidos pelo IAB-RS? MHMP – Tomamos conhecimento dos concursos para a sede do PMDB e FAPERGS. Na realidade, estamos assumindo um desafio, porque não é uma tradição a construção de prédios federais via concurso público, que de modo geral, retarda a sua construção. A parceria com o IAB-RS visa difundir esta filosofia e estamos nos empenhando para que seja um sucesso e firme uma tradição. i – Quais as características básicas do prédio e o que ele deve representar? MHMP – Pretendemos estimular a empatia entre o Ministério Público e a sociedade, já que somos um órgão a serviço da sociedade. Deve combinar acessibilidade, economicidade e plasticidade, conforme prevê o edital. E reunir conforto e capricho, sem ostentação. Ou seja, a nota de requinte que não seja traduzida em ostentação ou luxo, nos padrões do povo brasileiro.

i – Neste sentido, qual foi o papel da bancada gaúcha no Congresso Federal?
MHMP – Nosso prédio está sendo erguido graças ao apoio da bancada gaúcha no Congresso Federal, que foi concretizado através de emenda no orçamento. São 35 deputados e três senadores que dispõe de 17 emendas no orçamento, sendo concedida uma para o nosso caso. Devemos isto aos nossos representantes no Congresso Nacional e ao povo gaúcho. A idéia do concurso público está perfeitamente com a transparência no processo, empenho em corresponder ao crédito dado pela bancada gaúcha no Congresso, a vinculação do Ministério Público Federal à sociedade e à parceria com o IAB-RS, no sentido de afirmar estes valores, afirmando uma tradição.

Imprensa Info IAB-RS
Jornalista Vera Pinto
Porto Alegre, fevereiro de 2004.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →

Na Mídia: Diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participa do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV

A diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participou do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV, transmitido ao vivo pelo Youtube, na tarde dessa quinta-feira (8/8). A atração trouxe o tema da construção de prédios chamados de espigões, ou seja, prédios muito mais elevados do que as construções já existentes, e contou com a presença do professor de arquitetura da UFRGS, Eber Marzulo, do consultor do Sinduscon-RS, Antonio Zago, e do arquiteto Anthony Ling. A apresentação é de Gabriel Jacobsen.

Leia Mais →

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →