INFORMATIVOS

A programação teve como foco debater propostas que possam contribuir para o evento da ONU, que será realizado em novembro, na cidade de Belém.

 

O IAB, em parceria com a União Internacional de Arquitetos (UIA), a Federação Panamericana de Associações de Arquitetos (FPAA) e o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (Cialp), realizou, nos dias 5 e 6 de junho de 2025, em São Luís (MA), um evento internacional preparatório para a Conferência Mundial do Clima da ONU, a COP30. O “Seminário Internacional IAB Construindo uma Agenda Urbana Mundial para a COP30” teve como objetivo reunir arquitetos e urbanistas para formular propostas que contribuam para a conferência, que será realizada em Belém (PA) de 10 a 21 de novembro de 2025. Na sequência, entre os dias 7 e 9, ocorreu o 180º encontro do COSU.

A delegação do IAB RS foi composta pelas co-presidentes Bruna Tavares, Clarice de Oliveira e Jéssica Neves, e os conselheiros superiores Inês Martina Lersch, Natan Arend e Lídia Gomes Rodrigues (representando o núcleo de Santa Maria).

A programação do Seminário reuniu diversas atividades. 4 plenárias internacionais e 2 nacionais, além de 12 mesas e debates com 48 painelistas; 3 exposições e 6 workshops; e 2 concursos que incentivaram propostas inovadoras para a construção de cidades mais resilientes. Ainda, durante o encontro, foi elaborada a Carta de São Luís, um documento que reúne propostas para orientar as políticas públicas urbanas e ambientais e transformar realidades.

A co-presidente do IAB RS, Bruna Tavares, “as mesas focaram na discussão do meio ambiente, as políticas para levar uma carta para a COP30 em Belém e depois na sequência entre os dias 6 e 7 e 9 aconteceu o COSU, em que os departamentos de todo o Brasil se reuniram para tratar das pautas das comissões”.  Ainda conforme Bruna, “nessa ocasião estivemos presentres na Comissão de Política Urbana, através da co-presidente Clarice Oliveira, que também é representante do IAB no Com Cidades; na Comissão de Formação Profissional, com as co-presidentes Bruna Tavares e Jéssica Neves, tratando do tema das DCNs; e na Comissão de Prática Profissional, com a presença de Jéssica Neves, destacando a importância dos concursos públicos de arquitetura. Estivemos, também, na Comissão de Ações Afirmativas com a Conselheira Inês Martina Lersch, e na Comissão de Assuntos Internacionais, com a conselheira Lídia Rodrigues. Foi foi um momento de relatos e compartilhamentos dos departamentos e resoluções do IAB nacional”, finaliza.