Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Irineu Breitman é homenageado com exposição no IAB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Algumas das mais importantes obras do arquiteto Irineu Breitman estarão em exposição a partir do dia 6 de abril, no Solar Conde de Porto Alegre, sede do IAB-RS, em comemoração aos seus 80 anos. Os arquitetos Guilherme de Almeida, Marcelo Donadussi e Marcos Bueno, organizadores da exposição, reuniram alguns de seus trabalhos de destaque para lhe prestar uma homenagem. “Uma exposição como essa, montada por um grupo de jovens arquitetos ligados à fotografia, é o maior destaque que se pode ter”, declara Breitman.

Irineu Breitman nasceu em 3 de junho de 1930, em Cachoeira do Sul, e faz parte de uma geração pioneira, que introduziu e consolidou a arquitetura moderna no Sul do país. No âmbito da sua produção mais reconhecida, a arquitetura hospitalar, é pai de muitas grandes obras, como o Hospital Fêmina, em Porto Alegre, um marco desse pioneirismo, o Hospital Regional da Grande Florianópolis, em São José, e o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó. Ele também trabalhou na área industrial e fez inúmeros projetos de prédios residenciais e comerciais.

Mas é de uma edificação que já não existe mais que o arquiteto guarda uma lembrança afetuosa: o Teatro de Equipe, na rua Andrade Neves, no Centro da Capital. “Era uma casa velha, com 5 metros de largura, que foi transformada num teatro de 130 lugares. Não parecia possível”, explica, orgulhoso, o seu feito. Breitman recorda do dia em que um ministro “muito ligado à cultura” esteve no teatro e fez um elogio inusitado ao seu trabalho: “Isso aqui não é arquitetura, é invenção”. “Jamais esqueci essa frase.” Ele conta que o ator Paulo José, que foi estudante de arquitetura, foi um dos que pisou no palco do teatro. Além dele, Milton Matos, que também fazia teatro.

Breitman é um dos grandes nomes do IAB-RS. No seu “tempo”, o instituto funcionava “numa salinha cedida pela Faculdade de Arquitetura”, e foi na sua gestão como presidente que foi construída a primeira sede do departamento do Rio Grande do Sul, em frente à Santa Casa. “Tenho muito orgulho de ter sido presidente do IAB-RS e fazer parte dessa instituição, cada vez mais representativa”, afirma. “O IAB foi se fortalecendo à medida em que mais jovens foram se formando e fazendo parte da entidade”, explica o arquiteto, que considera importante a reciclagem de ideias e a disposição das novas gerações em lutar pelos interesses dos profissionais da área.

A aprovação da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) é, para ele, a prova de que uma luta vivida por mais de uma geração pode ser vencida. “É uma conquista importante par a categoria, que não desistiu de lutar. Essa foi uma questão sempre muito difícil, mas houve muita insistência e hoje é uma satisfação muito grande ver que a nossa meta foi alcançada.”

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →