Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Júri avalia 33 trabalhos inscritos no Prêmio José Albano Volkmer

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O julgamento do Prêmio IAB 2015 José Albano Volkmer ocorreu nos dias 03 e 04 de junho, no Ponto de Cultura Solar do IAB RS, em sessão fechada, conforme o regulamento do Prêmio.

Os arquitetos Alexandre Couto Giorgi, Cesar Dorfman e Klaus Bohne, que formaram a comissão julgadora do Prêmio, avaliaram 33 trabalhos do primeiro e segundo semestre de 2015, que receberam Menção Honrosa nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do RS. A comissão organizadora do Prêmio é composta pelos arquitetos Marcelo G. Brinckmann, Tiziano Filizola e Eloise Mudo.
 


A próxima etapa do Prêmio será a divulgação do vencedor e dos destaques. A cerimônia está marcada para dia 29 junho de 2016, às 19h30min, na sede do IAB RS, que fica Rua General Canabarro 363, no Centro Histórico de Porto Alegre. A atividade é aberta ao público e com entrada franca.

Confira o currículo completo dos arquitetos da comissão julgadora:

– Arq. Alexandre Couto Giorgi – Arquiteto e Urbanista formado em 2003 pela FAU-PUCRS. Conselheiro do CAU/RS na gestão fundadora 2011-2014. Natural de Santa Maria, radicado em Uruguaiana. Em 2007, após trabalhar e seguir estudos avançados na UFRGS, retorna a Uruguaiana, onde atua como profissional liberal até hoje, para revisar e concluir o novo Plano Diretor de Desenvolvimento da cidade. 1° lugar – Prêmio IAB/2003; Diretor de Habitação/Planejamento da PMU/2008-2012; Finalista no concurso de Escolas da 5a Bienal de São Paulo – 2003; Inspetor do CREA/RS por dois mandatos; Presidente da ASENG – Assoc. Eng. e Arq. de Urug./2011-2012.

– Arq. Cesar Dorfman – Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS (1964). Foi fundador do SAERGS, participante das duas primeiras Diretorias, é Membro do COSU – IAB, Membro eleito duas vezes do Conselho Universitário da UFRGS e Presidente da COOMPOR – Cooperativa dos músicos de POA. Possui 15 prêmios em concursos nacionais de projeto- 5 primeiros prêmios, 2 segundos, 3 terceiros. Suas principais obras são: Agencias CEF- Independência, Moinhos de Vento (POA), S.Leopoldo, Viamão, Caxias do Sul, S.Ângelo; Biblioteca IPA e Parque FRINAPE -Centro de Etnias-Erechim.

– Arq. Klaus Bohne – Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (1990). Atualmente é arquiteto e sócio gerente da empresa Tria Sistemas de Arquitetura e professor convidado do curso de pós-graduação do Centro Universitário Ritter dos Reis. Tem experiência na área de Arquitetura comercial e temporária, com ênfase em Arquitetura Promocional, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto e execução de estandes em feiras comerciais do Brasil e exterior, projeto e execução de eventos e pesquisador na área de energias renováveis com ênfase em energia solar fotovoltaica.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →