Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Lançamento de livro e homenagem ao arq. Demétrio Ribeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No dia 14 de abril, às 18h, ocorre o lançamento do livro As Portas de Tebas – Ensaios de Interpretação Marxista . O livro inclui textos de diversos autores, inclusive do arquiteto Demétrio Ribeiro, sócio-fundador do Centro de Estudos Marxistas – CEM-RS. O evento é uma promoção desta entidade, que aproveitará a ocasião para prestar uma homenagem póstuma ao arquiteto, falecido no ano passado. O lançamento do livro será realizado no Café Concerto Magestic, na Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas 736, 7º andar. Veja abaixo o sumário do livro: SUMÁRIO MARXISMO E ECOLOGIA – Frente da luta, frente da produção: desenvolvimento tecnológico dos assentamentos campesinos no Rio Grande do Sul , por Humberto Sorio Júnior – Breves notas sobre o tema marxismo e ecologismo , por Demétrio Ribeiro – Ecologia e marxismo: comentário sobre uma história de oportunidades perdidas , por Giovani Gregol HISTÓRIA E LUTA DE CLASSES – A República do senhor Mandela , por Günter Weimer – Imperialismo: a face oculta do germanismo , por Olgário Paulo Vogt – Trabalhadores escravizados e livres na fazenda pastoril (1860-1888) , por Mário Maestri – A aldeia ausente: índios, caboclos, escravos e imigrantes na formação do campesinato brasileiro , por Mário Maestri
– O século XXI entre o socialismo e a barbárie: um roteiro de discussão , por Mário Maestri
– Dos primeiros partidos operários à formação do Partido Comunista do Brasil , por Raul K. M.Carrion
POLÍTICA, ECONOMIA E MARXISMO
– Alternativa transformadora de Mangabeira e a esquerda: uma proposta nova e os tabus , por Demétrio Ribeiro
– Globalização e mudanças no Estado , por Eduardo K. M. Carrion
– A atualidade produtiva do pensamento de KarI Marx , por Avelino da Rosa Oliveira
– O capitalismo maquiado , por Luiz Roberto Lopez
CULTURA E SOCIEDADE
– Música clássica e luta de classes , por Luiz Roberto Lopez
– O surrealismo: alguns elementos para discussão e debate , por Robert Ponge
– O marxismo e a questão do gênero , por Marcelo Disconzi

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →