Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Lançamento de livro e homenagem ao arq. Demétrio Ribeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

No dia 14 de abril, às 18h, ocorre o lançamento do livro As Portas de Tebas – Ensaios de Interpretação Marxista . O livro inclui textos de diversos autores, inclusive do arquiteto Demétrio Ribeiro, sócio-fundador do Centro de Estudos Marxistas – CEM-RS. O evento é uma promoção desta entidade, que aproveitará a ocasião para prestar uma homenagem póstuma ao arquiteto, falecido no ano passado. O lançamento do livro será realizado no Café Concerto Magestic, na Casa de Cultura Mario Quintana – Rua dos Andradas 736, 7º andar. Veja abaixo o sumário do livro: SUMÁRIO MARXISMO E ECOLOGIA – Frente da luta, frente da produção: desenvolvimento tecnológico dos assentamentos campesinos no Rio Grande do Sul , por Humberto Sorio Júnior – Breves notas sobre o tema marxismo e ecologismo , por Demétrio Ribeiro – Ecologia e marxismo: comentário sobre uma história de oportunidades perdidas , por Giovani Gregol HISTÓRIA E LUTA DE CLASSES – A República do senhor Mandela , por Günter Weimer – Imperialismo: a face oculta do germanismo , por Olgário Paulo Vogt – Trabalhadores escravizados e livres na fazenda pastoril (1860-1888) , por Mário Maestri – A aldeia ausente: índios, caboclos, escravos e imigrantes na formação do campesinato brasileiro , por Mário Maestri
– O século XXI entre o socialismo e a barbárie: um roteiro de discussão , por Mário Maestri
– Dos primeiros partidos operários à formação do Partido Comunista do Brasil , por Raul K. M.Carrion
POLÍTICA, ECONOMIA E MARXISMO
– Alternativa transformadora de Mangabeira e a esquerda: uma proposta nova e os tabus , por Demétrio Ribeiro
– Globalização e mudanças no Estado , por Eduardo K. M. Carrion
– A atualidade produtiva do pensamento de KarI Marx , por Avelino da Rosa Oliveira
– O capitalismo maquiado , por Luiz Roberto Lopez
CULTURA E SOCIEDADE
– Música clássica e luta de classes , por Luiz Roberto Lopez
– O surrealismo: alguns elementos para discussão e debate , por Robert Ponge
– O marxismo e a questão do gênero , por Marcelo Disconzi

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →