Lançamento de publicações com foco em educação patrimonial e música marcaram o Bar do IAB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

As atividades ocorreram no sábado, dia 24 de maio, e contou, ainda, com roda de conversa e oficina de desenho.

 

No sábado, dia 24 de maio, uma série de atividades marcaram um dia especial envolvendo patrimônio cultural, identidade coletiva e música. Além do tradicional Bar do IAB, que nessa edição contou com a presença da cantora Elisa Meneghetti interpretando clássicos da MPB, duas publicações foram lançadas, além de uma oficina de desenho ministrada gratuitamente.

Conforme o diretor cultural adjunto do IAB RS, João Felipe Wallig, “estamos nesse momento de celebração e conclusão de dois projetos pequeninos mais potentes. E eu uni bastante conteúdo em celebração desses projetos que foram feitos a partir do edital do CAU/RS de Educação Patrimonial. O trabalho do Stúdio 1 Arquitetura, apresentado pelo Lucas Volpatto, é sobre o IAPI. O trabalho do Alexandre de Nadal é sobre Educação Patrimonial. Então acho que a gente fica. O Instituto fica muito contente de receber essas propostas de parceiros, trazê-las para casa, nutrir elas também com conteúdo técnico”, disse. Wallig destacou, também, que “a educação patrimonial é um processo contínuo, participativo, de consumo de conhecimento, onde a gente tem os bens do patrimônio cultural como a fonte de conhecimento, a fim de trazer as pessoas para esse processo de preservação e de reconhecimento cultural e de identidade”, falou.

No guia ilustrado “Você que ama o passado e não vê”, organizado por um grupo multidisciplinar, entre eles o arquiteto e urbanista Lucas Volpatto, que traz em anexo um “mapa do tesouro” para identificação de construções marcantes da região, os moradores da Vila do IAPI terão a oportunidade identificar as diferenças nas fachadas dos imóveis e as características originais da região. De forma rápida e fácil, receberão orientações para conservar seus imóveis, observando as tipologias arquitetônicas que tornam esse conjunto residencial diferenciado. Por exemplo, casas com varanda reta e com varanda em arco, prédios com e sem varanda, com e sem pergolado. Esses aspectos, entre outros, formam um belo conjunto residencial que pode ser mais valorizado se for bem preservado.

Lucas Volpatto contou como surgiu a ideia de trabalhar com o IAPI. “A Silvana, moradora do IAPI, me procurou quando eu era presidente do COMPAQ, com uma vontade de implantar alguma ação de patrimônio, de educação patrimonial dentro do bairro, porque as descaracterizações eram muito evidentes. E isso acabava trazendo um desconforto para os moradores. E às vezes é só falta de orientação. Então ela foi atrás de várias pessoas na prefeitura, vereadores, e aí surgiu o edital de educação patrimonial que ajudou a concretizar o projeto”, relembra. As publicações fazem um link com o site https://www.vocequeamaiapi.com/.

O também arquiteto e urbanista Alexandre De Nadal explicou cobre o processo de criação da HQ “Memórias de Pedra”, realizada pelo IAB RS, com patrocínio do CAU/RS e apoio da Printstore, a personagem Ana, estudante do ensino médio, descobre que a antiga casa de uma vizinha está ameaçada de demolição. Ela se une com vizinhos para tentar salvar o imóvel, aprendendo, no processo, a importância de proteger a memória. “a ilustração é didática e lúdica para a absorção do conhecimento. Quando o edital abriu eu procurei o IAB e troquei uma conversa com o João, que abraçou a ideia de falar sobre educação patrimonial de uma forma só em quadrinhos”, ressalta

Após pensar em uma proposta de roteiro, Nadal e a equipe do IAB pensaram em uma proposta de roteiro. “Como fazer um quadrinho sobre educação patrimonial? Em primeiro lugar, a gente tem que fazer o leitor sem importar com os personagens. Então trabalhamos para contar uma história que destacasse memória afetiva. Isso é pontuado em quase toda a história, para nas últimas três páginas falarmos mais sobre o assunto técnico em si”, explica.

Na sequência, às 18h30, o público participou de uma oficina de desenho com Alexandre De Nadal. A programação do dia foi encerrada com música no Bar do IAB, que iniciou às 19h30 com o show de Elisa Meneghetti interpretando clássicos da MPB e uma homenagem especial à cantora Elis Regina, que foi residente da Vila do IAPI.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS recebeu o arquiteto Gustavo Utrabo

Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB realiza abaixo assinado em defesa das DCNs e da qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo

Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.

Leia Mais →

Seminário debate 15 anos da criação do CAU

O IAB, em parceria com o IAB-PR, inicia no dia 22 de maio um conjunto de eventos para debater os 15 anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Instituído pela Lei Federal 12.378/2010, o CAU é fruto de uma ampla mobilização em defesa de um conselho próprio.

Leia Mais →

Exposição mistura registro técnico e visão artística de patrimônio cultural edificado

A arte do tempo traz à tona os efeitos sobre estruturas edificadas, como as trincas, os musgos e as rachaduras. Essa percepção que poderia ser apenas técnica para o profissional de arquitetura acostumado a vivenciar a rotina do patrimônio cultural se transforma em um viés artístico por meio da exposição “A arte na patologia ou a patologia na arte?”, realizada pelo Studio1 Arquitetura para comemorar os seus 15 anos de atividade.

Leia Mais →