Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Lançamento do livro “Projeto por Cenários” de Paulo Reyes

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Na próxima quarta-feira (02/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promove, às 19h30min, o lançamento do livro "Projeto por cenários: o território em foco", do arquiteto e urbanista Paulo Reyes.
"Projetar através de cenários consiste em uma abordagem que estrutura o problema de projeto, evidenciando os conflitos presentes no território urbano de maneira a expor os dissensos", destaca Reyes. Para ele, o projeto por cenários produz, conscientemente, no atrito a própria essência da ação projetiva. Mais do que construir cenários utópicos, está se pensando em cenários que constroem espaços outros. O projeto por cenários desloca o foco do resultado para o processo, no sentido de recuperar sua dimensão política.
O livro de Paulo Reyes nasce em quatro partes conectadas entre si originalmente por mim, e abre-se a partir da inserção de outros olhares que tensionam, complementam ou pautam o texto a todo momento. Para cada capítulo, foram convidados pesquisadores de diferentes áreas para que, provocados pelo texto original, expressassem seus pontos de vista.

COLOQUE NA AGENDA
O que: Lançamento do livro 'Projeto por Cenários' de Paulo Reyes
Quando: dia 02 de dezembro, às 19h30min
Onde: Ponto de Cultura Solar do IAB RS (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico de Porto Alegre)
Quanto: Entrada Franca.
 SAIBA MAIS SOBRE O AUTOR:
Paulo Reyes possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter (1987), Especialização em Design Estratégico pela Unisinos (2008), Mestrado em Planejamento Urbano pela UnB (1992) e Doutorado em Ciências da Comunicação pela Unisinos e pela Universidade Autonoma de Barcelona em um doutorado sanduiche (2004). Foi Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unisinos e do Mestrado em Design da Unisinos. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura da Ufrgs no departamento de Urbanismo. É professor e pesquisador do PROPUR/UFRGS – Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da Ufrgs. Coordena a Linha de pesquisa "cidade contemporânea: entre arte e filosofia". É consultor ad-hoc da CAPES. Tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo e Design, com ênfase em Projeto e Planejamento Urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: cidade contemporânea, território e cultura, projeto por cenários. Coordenador do Grupo de Pesquisa "Cidade contemporânea: entre arte e filosofia" no CNPq e Pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Arquitetura, Derrida e aproximações" e do "Design estratégico e cultura de projeto" no CNPq. Tem colaborado com instituições de ensino e pesquisa europeus como: Professor do Workshop Internacional "TE TSAB.05 International Summer Workshop" da Escola Tècnica Superior d Arquitectura de Barcelona em 2005; como Avaliador e Consultor Externo no Programa de Doutorado em "Design and Tecnologies Exploitation for the Cultural Eritage" do Politecnico di Milano em 2006 e como Avaliador dos Research Units da Portuguese Foundation for Science and Technology de Portugal em 2007/2008 e consultor Ad Hoc da FCT Fundação para a Ciência e a Tecnologia do Ministério da Educação e Ciência de Portugal em 2014. Membro do Conselho Editorial da I+Diseño – Málaga, Espanha; do periódico Strategic Design Research Journal, do periódico Arquiteturarevista – Unisinos, Brasil e do periódico Intexto da UFRGS.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →