Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Licenciamento Ambiental é pauta em live do IAB RS #emcasa

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
As mudanças recentes no licenciamento ambiental em Porto Alegre pautaram a segunda edição online do “Quartas no IAB RS”, realizada no dia 10 de junho, que recebeu o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm, e a promotora de Defesa de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual, Annelise Steigleder. A live teve também as participações do presidente do Sindicato dos Arquitetos (Saergs), Evandro ‘Babu’ Medeiros, do presidente do IAB RS, Rafael Passos, e mediação da diretora de comunicação do Instituto, Bruna Tavares.

Annelise conduziu sua fala sobre a defesa do meio ambiente a partir de uma perspectiva constitucional. “O licenciamento se insere dentro de um dever jurídico de proteção do meio ambiente”, explicou a promotora. Deveres como a não degradação e deveres específicos de particulares são materializados na licença ambiental, em que vai se detalhar “obrigações que precisam ser implementadas para tornar aquele empreendimento compatível com o desenvolvimento desejado”.

Germano explicou a atuação da Smams e citou as mudanças praticadas no município de Porto Alegre nos últimos meses, como a licença por adesão e compromisso para atividades de baixo e médio potencial regulador e a emissão de carta de habitação sem vistoria prévia, com responsabilização do responsável técnico pela obra.

“Não entendemos mais como essa sendo uma prioridade do poder público, que deve priorizar a integração do espaço público com o privado por ser o que realmente impacta na paisagem urbana”, defende o secretário. Assim, passa a ser do responsável técnico pela obra o compromisso de atestar que a obra foi executada de acordo com o aprovado e licenciado pelo município.

Rafael alertou que “arquitetos são hipossuficientes na relação, quando tem diferença muito grande entre contratado e contratante. Mas prefeitura não, e quando passa ao responsável técnico a responsabilidade nos preocupa, pois não teremos condição de nos defender quando acontecer um ilícito que será jogado no nosso colo e pode ser que não tenhamos responsabilidade”.

“Uma coisa é simplificar regras, outra é reduzi-las. Cada vez mais, numa sociedade complexa, os acordos ou leis e normas são necessários e fundamentais. Bem colocados, eles evitam conflitos. Mal colocados, criam”, completou.

Já Babu alertou para a dificuldade de trabalhar com base em dados da própria prefeitura, que, quando cruzados com outros setores, apresentam incongruências. “Se o profissional faz um projeto somente de acordo com a legislação do município, vai encontrar problemas”, alerta. O risco existe também para o servidor que analisa o projeto e, em caso de erro, será co-responsabilizado. “Por mais que autônomos queiram menos regras e mais objetivas, sabemos que depois do objeto construído tem grande problema”, completa.

O vídeo segue disponível para quem quiser assistir na página do IAB RS no facebook.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →