Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Live: Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Na terça-feira (28/09), às 19h, o IAB RS promoveu a live "Mobilidade Urbana e o Direito à Cidade" com a proposta de discutir também as consequências da privatização da Carris. A transmissão ocorreu pela página do IAB RS no Facebook. 

Para assistir clique aqui: https://fb.watch/8uTyHf1cn1/

Participam:


Vereador Matheus Gomes – (PSOL) Tem trajetória no movimento estudantil, negro e nas lutas da cidade. Aluno de escola pública durante toda a sua vida, foi da primeira turma de cotistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os problemas da cidade de Porto alegre nunca passaram despercebidos: em 2013, nas Jornadas de Junho, esteve à frente e em conjunto com milhares de pessoas, especialmente da juventude, que se levantou contra o péssimo transporte público e questionando os poderes vigentes.

Prof.Nívea Oppermann – arquiteta e urbanista, mestre em Sistemas de Transporte pela UFRGS e professora da UNISINOS no curso de Arquitetura e Urbanismo e Especialização em Gestão de Cidades. Desempenhou sua atividade profissional na METROPLAN, na Prefeitura de Porto Alegre e no WRI Brasil. Participou de diversos estudos, projetos, atividades e publicações nas áreas de desenvolvimento urbano, mobilidade e transporte público.

Mariana Clemente – Urbanista (FAU USJT) e designer de experiências (Instituto Amuta). É pós-graduanda em Educação Transformadora (PUCRS). Na Cidade Ativa, coordena atividades de engajamento, pesquisas, projetos em mobilidade urbana – em especial mobilidade para pedestres – e espaços públicos. Colabora também no Como Anda, o ponto de encontro da mobilidade a pé no Brasil. O projeto é corealizado pela Cidade Ativa, Corrida Amiga, CalçadaSP e Caraminhola com apoio do Instituto Clima e Sociedade.

Mediação

Pedro Araújo – Graduado em Arquitetura pela Universitat Politècnica de Catalunya e Mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela Univrsidade Federal do Rio Grande do Sul – PROPUR/UFRGS. É arquiteto da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), da Prefeitura de Porto Alegre. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, em órgãos públicos e privados atuando com planejamento urbano e territorial e mobilidade.
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →