Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Livro inédito de Dyonelio Machado será lançado no IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
No dia 01 de novembro, às 17 horas, ocorre na sede do IAB RS o lançamento do livro inédito Proscritos, de Dyonelio Machado, publicado pela editora Siglaviva. A obra é a segunda da trilogia Os flagelantes, que conta ainda com os romances Endiabrados, o único até então publicado, em 1980, e Terceira vigília.
Proscritos foi escrito em 1964, ano em que o regime militar se instaurou no Brasil, tendo ficado, portanto, longos 50 anos hermetizado sob a forma de manuscrito. Primeiro, segundo o próprio escritor, num desvão da estante, num lugar escuso até para ele, devido a sua atuação política contra o autoritarismo; depois, após sua morte, em 1985, em seu acervo organizado, que hoje se encontra na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.
Graças ao trabalho do estudioso Camilo Mattar Raabe, que num trabalho minucioso fixou o texto original, escrevendo ainda um posfácio para esta edição, e da sensibilidade cultural de Amanda e Andrea Soler Machado, respectivamente nora e neta de Dyonelio, é que este livro pôde ser concretizado.
Dyonelio Machado, gaúcho de Quaraí, nascido em 1895, psiquiatra e neurologista de formação, é mais conhecido do público por seu romance Os ratos (1935), considerado uma das grandes obras da literatura universal. No entanto, mesmo assim, Dyonelio viveu praticamente toda a sua vida literária, e política também, como um proscrito, em razão de suas ideias avançadas.
Este livro, então, como diz Camilo em seu posfácio, surge como uma dívida a ser paga a Dyonelio Machado e, sobretudo, à liberdade da literatura, revelando um pouco da realidade que muito o silenciou. A atualidade de Proscritos, como o leitor perceberá, é perturbadora, por sua visão crítica sobre um mundo corrupto e de valores questionáveis.

O AUTOR

Nascido em Quaraí, no interior do Rio Grande do Sul, cidade fronteiriça com o Uruguai e palco de revoluções, Dyonelio Machado (1895-1985) mudou-se ainda jovem para Porto Alegre, onde viveu por mais de setenta anos. A geografia do pampa fomentou a formação de sua literatura, nos causos contados nas rodas de chimarrão, porém é a cidade — e seu cidadão — o centro de sua criação. Sua literatura explora a condição psicológica do homem urbano em seu meio, inaugurando nova temática e estética no panorama literário da época. Sua proposta artística, aliada a concepções revolucionárias de ideologia marxista, dificultou a edição de seus trabalhos, chegando ele a passar vinte anos sem publicar, mesmo depois de ter conquistado premiações nacionais. É autor, entre outros livros, de Um pobre homem (1927), O louco do Cati (1942), Desolação (1944), Deuses econômicos (1966), Fada (1982) e do aclamado Os ratos (1935).

O livro poderá ser adquirido no dia do lançamento, ou através do site da editora:
http://www.siglaviva.com.br/proscritos.html

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →