Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando, a obra conta com artigos escritos por 7 arquitetos convidados, cada um destacando uma obra do icônico profissional.

 

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família. A publicação foi editada pela editora Pubblicato e conta com o apoio institucional do Centro de Memória do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) e do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS).

A publicação conta com um artigo escrito por Flávia, que ela define como uma biografia afetiva, e também com artigos de 7 arquitetos convidados. “Há anos eu tive a ideia de fazer um livro, um depoimento, uma exposição, alguma coisa, sobre meu avô. E hoje de noite estamos concretizando esse meu desejo de muitos anos, com a contribuição de muita gente. Ele tem algumas obras emblemáticas em Porto Alegre, entre as quais algumas são tombadas pelo patrimônio. O Palacinho, a Livraria do Globo e a sua casa onde ele morou, a Casa Boni. Eu acho que o resultado ficou legal. Eu contei com apoio do IAB RS e do CAU/RS para fazer esse livro”, comemorou.

Arquiteto e engenheiro italiano, Boni chegou em Porto Alegre em 1910, onde se estabeleceu e desenvolveu diversos projetos arquitetônicos, entre residências e edifícios, na Capital e em outras cidades gaúchas. Entre seus trabalhos estão a Concha Acústica do antigo Araújo Vianna; a ampliação da Livraria do Globo em 1924; os edifícios do Banco Francês e Italiano; e o Sobrado na Rua da República, 139, onde hoje funciona a Casa Baka (centro cultural).

Além do artigo biográfico escrito por Flávia, cada arquiteto escreveu os seguintes capítulos: “Na Porto Alegre de…”, por Luiz Antônio Bolcato Custódio; “Auditório Araújo Vianna”, por Maturino Salvador Santos da Luz; “Boni e o projeto do São Miguel e Almas”, por Gicelda Weber Silveira; “O Templo das Letras”, por Lucas Bernardes Volpatto; “As Casas de Armando Boni”, por Renato Gilberto Gama Menegotto; “O Palacete Santo Meneghetti ou Palacinho”, por Carlos Renato Savoldi; e “Rua Marquês do Pombal, 1111 – A Casa Boni”, por Fabio Boni. O livro conta, ainda, com cerca de 60 imagens (fotografias, desenhos e plantas).

A co-presidente do IAB RS, Clarice Oliveira, disse que “estamos todos muito felizes com o lançamento do livro do Boni. É muito importante para a entidade que nós venhamos esses eventos que preservam a memória da história do nosso Estado, da história da cultura e das pessoas que fizeram parte dessa história”, finaliza.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Leia Mais →

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →