Já está à venda na Livraria do Arquiteto o livro Loteamentos Urbanos , de Juan Luis Mascaró. O livro tem o objetivo de reunir os critérios mais importantes no projeto de loteamentos e outras urbanizações, levando em conta variáveis funcionais, formais e econômicas. Leia a introdução do livro, onde se encontram os temas abordados:
“Este livro procura reunir os critérios mais importantes para projetar loteamentos e outras urbanizações, levando em consideração as variáveis funcionais, formais e econômicas. O primeiro capítulo analisa a parcela de terreno (lote), sua forma e ocupação, o conjunto de parcelas que formam os quarteirões, os quais, em suas diferentes escalas, constituem os loteamentos, bairros, cidades, assim como os respectivos aspectos geométricos do traçado, desde a parcela até retícula urbana. Já no segundo capítulo é analisada a correlação das alternativas geométricas dos traçados com o tipo de terreno a urbanizar e são expostas as possibilidades geométricas aplicáveis a distintas características topográficas, suas vantagens e problemas. O capítulo terceiro está destinado à análise específica das larguras das ruas, cruzamentos e caminhos de pedestres. Segue-se a apresentação de suas respectivas normas de declividades limites. No quinto capítulo, estudam-se as principais redes de infra-estrutura urbana e as características para seu dimensionamento, particularmente nos aspectos referentes à pavimentação e drenagem pluvial. Finalmente, no último capítulo, são detalhadamente indicadas a arborização e localização recomendáveis para que se harmonizem com as redes de infra-estrutura urbana, assim como com os outros aspectos da engenharia da paisagem.”

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre
A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.