Niemeyer declarou ser importante o apoio à criação do CAU, visto os benefícios que o novo conselho poderá trazer ao exercício profissional dos arquitetos brasileiros. A reunião, que ocorreu no escritório de Niemeyer, no Rio de Janeiro, além do CAU, contemplou assuntos culturais do IAB e os trabalhos do arquiteto.
Niemeyer (101) surpreende na avançada idade, pela lucidez com que trata de assuntos diversos. Durante a visita, demonstrou plenitude intelectual ao informar as ações que tem empreendido e a relevância que concede ao conhecimento geral. Duas vezes por semana reúne amigos em seu escritório, às terças feiras para discutir filosofia e questões do cosmo, e as quintas, com a presença de um piano de cauda, para promover tertúlia musical.
Além das várias obras de arquitetura que realiza, no Brasil e no exterior, o arquiteto edita a revista Novos Caminhos (hoje no 4 número), voltada a arquitetura, arte e cultura, com textos de vários autores; e prepara a edição de um álbum, no qual publicará suas obras produzidas nos 10 últimos anos.
Dia 13 foi especial ao escritório de Niemeyer, o jovem Aurélio, seu ex-secretário, se formava em arquitetura, com os estudos custeados pelo arquiteto. Ao final da visita, Oscar Niemeyer demonstrou simpatia e satisfação, ao declarar que havia ganho o dia. Com sua reafirmação de adesão à luta pelo CAU os arquitetos brasileiros também ganharam o dia.
Fonte: Boletim IAB informa 07, de 13 de março de 2009