Mensagem do Presidente nacional do IAB Sérgio Magalhães

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Prezados amigos do Conselho Superior do IAB,
prezados colegas Conselheiros-Vitalícios,
caros colegas presidentes dos IABs – Departamentos e Núcleos,

O ano de 2013 foi de muito trabalho para o nosso IAB – e avaliamos que tenha sido bem produtivo.
O IAB, federativo, atuou amplamente por esse Brasil, através dos Departamentos e dos Núcleos, superando as dificuldades – que, todos sabemos, não são poucas nem pequenas. Não obstante, em alguns Estados houve barreiras muito difíceis de serem superadas, o que debilitou alguns Departamentos.
Certamente, vivemos um tempo em que o próprio exercício profissional está debilitado.
A atividade de projeto, que estrutura nossa profissão, tem sido massacrada há décadas.
No âmbito público, a legislação avança para trás e impõe procedimentos anti-cultura. O "fatiamento" do projeto é a regra. Desde 2011, permite-se licitar obras a partir do Anteprojeto, transferindo à empreiteira a tarefa de desenvolver o projeto, independentemente do autor.
Isso se reflete também no setor privado, com projetos em "etapas autônomas" de aprovação legal, de fachadas, de detalhamento, etc. – em um processo desqualificador da arquitetura.
O IAB tem atuado nessa frente de lutas, junto com as demais entidades nacionais de arquitetura e urbanismo (FNA, ABEA, AsBEA e ABAP) e em apoio ao CAU BR, tanto na conceituação do problema como no encaminhamento de propostas. Nesse âmbito, se inclui o esforço de produzir um Documento Conceitual sobre Projeto de Arquitetura que possibilitou recuperar atributos indispensáveis de um Projeto e fundamentar um Escopo de Projetos e uma Tabela de Honorários articulados entre si. A aprovação desse conjunto pelas entidades nacionais de arquitetura permitiu, também, que o CAU BR viesse a promulga-lo como uma orientação única para todos os arquitetos e para os governos.
O debate nacional sobre arquitetura e cidade também esteve presente ao longo do ano.
A realização dos Seminários Q+50, em todas as Regiões do país, organizados pelos Departamentos, foi um amplo sucesso. A publicação dos resultados está em gráfica.
O IAB também esteve presente no debate sobre as cidades, resultante das manifestações de junho. "O Direito à Cidade e o  IAB" foi o documento firmando nossa posição.
Eventos internacionais importantes, como o IV ArquiMemória  e a X Bienal de Arquitetura de SP são referências.
A montagem de um sistema de comunicação, com novo site e demais meios sociais, tem tido bom incremento.
Realizamos três reuniões do Conselho Superior, o que sempre é um esforço importante dos Departamentos e Conselheiros, mas indispensável para a orientação política de nossa entidade.
Atendendo, aliás, determinação do COSU, o IAB apresentou a candidatura do Brasil a sede do Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020.
Mas em abril de 2014 teremos nosso encontro nacional em Fortaleza, no XX Congresso Brasileiro, em organização pelo IAB CE.
Neste ano de 2013 o IAB esteve unido às entidades nacionais de arquitetura e urbanismo. Assumimos a coordenação do CBA – Colégio Brasileiro de Arquitetos, que reúne as cinco entidades nacionais – e a Secretaria Executiva do CEAU – Conselho de Entidades de Arquitetura e Urbanismo, junto ao CAU BR.
Nosso jovem Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU – tem recebido todo o apoio do IAB para o seu fortalecimento e cumprimento de suas metas sonhadas há tanto tempo.
Prezados colegas,
nesta newletter (clique aqui para acessar), encontrarão outras informações bem como desdobramentos de cada assunto a que queiram se aprofundar.
Ficam, então, os agradecimentos a todos os colegas Conselheiros pelo trabalho desempenhado em prol da arquitetura e do IAB. Aos colegas que encerraram seus mandatos, o muito obrigado por essa mais etapa. Aos colegas que iniciam novos mandatos, seja no COSU ou nos Departamentos, também o agradecimento pela disponibilidade de enfrentar tal desafio – certos de que é dessa sucessão de esforços que o nosso Instituto se faz grande e forte.
Os melhores votos para que o ano de 2014 seja muito produtivo, com alegria e saúde. E com arquitetura e urbanismo de qualidade!
Forte abraço,
Sérgio Magalhães, também em nome da Direção Nacional do IAB
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →