Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

“Minha Casa, Minha Vida” foi tema de debate no IAB-RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O sétimo item do documento “10 Pontos por um Projeto de Cidade”, artigo norteador do IAB-RS na defesa de uma produção de cidade mais qualificada, foi o tema do debate da “Quarta no IAB” deste 23 de outubro. O ponto “Habitação com qualidade e integração da comunidade” defende a valorização de projetos habitacionais que priorizem a inserção da habitação de interesse social no tecido urbano existente, construindo bairros e não guetos. Como foco para o debate, o encontro escolheu o projeto federal “Minha Casa, Minha Vida”, que objetiva oportunizar casa própria para uma aparcela mais ampla da população brasileira.
O arquiteto Alexandre Pereira Santos fez a apresentação dos convidados e a mediação do encontro. Mestrando da UFPEL, Santos desenvolve pesquisa em Sistemas Configuracionais Urbanos, e organizou o encontro no IAB-RS para melhor avaliar o que representa o “Minha Casa, Minha Vida”, bem como seus efeitos para a cidade e os profissionais da arquitetura.
A primeira convidada foi a arquiteta Julia Wartchow, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. Julia fez um breve histórico e apresentou a dinâmica de funcionamento do programa federal. Segundo ela, o setor empresarial é o grande protagonista da geração de moradia, sendo que “o mercado parece ter legitimidade social, ou seja, há pouco cobrança por parte da população a respeito da baixa qualidade do que é produzido”.
Por sua vez, Alvaro Pedrotti apresentou projetos de habitação exitosos por contarem com a participação das comunidades, demonstrando como é possível encontrar soluções urbanos a partir de diferentes atores sociais. Pedrotti, que trabalha com grupos organizados a elaboração e implantação de Projetos de Habitação de Interesse Social, exibiu imagens e dados das ações que participou, desde a organização das comunidades até a construção e entrega das casas. Três exemplos que nortearam suas apresentação foram o loteamentos Albino Kern (em Portão), Cerâmicas e Cootrahab (os dois últimos em São Leopoldo).

Atuando na área de arquitetura de engenharia da Caixa Econômica Federal, Eduardo Speggiorini explicou as várias modalidades de projetos do “Minha Casa, Minha Vida”. O arquiteto ainda esclareceu dúvidas dos presentes e citou alguns exemplos bem sucedidos de soluções de habitação junto às comunidades.
A Cooperativa Mista e Solidária Utopia e Luta (Coopsul) também se fez presente com Eduardo Solari, uma de suas lideranças. Para ele, programas com o “Minha Casa, Minha Vida”, entre outros, deveriam ter opções de propriedade coletiva, onde mais pessoas compartilhassem a mesma habitação, dividindo espaços e responsabilidades. “Para muitos, pode parecer um absurdo a propriedade coletiva, mas são os absurdos que rompem a lógica, podendo reconstruir o tecido social coletivo que foi sendo destruído nos últimos 200 anos”.
O encontro foi encerrado com intervenções e perguntas dos presentes. Relatos e questionamentos deram conta de que há limitações a serem superadas pelo programa federal,
"Quartas no IAB" tem apoio da Caixa Econômica Federal.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →

Na Mídia: Diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participa do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV

A diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participou do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV, transmitido ao vivo pelo Youtube, na tarde dessa quinta-feira (8/8). A atração trouxe o tema da construção de prédios chamados de espigões, ou seja, prédios muito mais elevados do que as construções já existentes, e contou com a presença do professor de arquitetura da UFRGS, Eber Marzulo, do consultor do Sinduscon-RS, Antonio Zago, e do arquiteto Anthony Ling. A apresentação é de Gabriel Jacobsen.

Leia Mais →

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →