Missa concerto relembra os 25 anos do falecimento do arquiteto Armênio Wendhausen

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Eugênia Wendhausen e demais familiares convidam para a missa concerto em homenagem ao arquiteto Armênio Wendhausen (1930-1980), pela passagem do 25º aniversário de seu falecimento, na Igreja São José, em Porto Alegre (Av. Alberto Bins 467), segunda-feira, dia 24 de outubro, com a participação do organista prof. Darci von Frühauf. O arq. Armênio Wendhausen nasceu em Tubarão-SC em 1930, filho de Manuel Wendhausen e de Maria Zardo Wendhausen, filho mais moço de uma família com mais três irmãs, Silina, Judith e Teresinha. Fez seus estudos primários em Santa Catarina, onde fez a Escola Técnica em nível ginasial. Fez o Curso de Edificações na Escola Técnica de Curitiba. Formou-se em Arquitetura pela UFRGS em 1957. Trabalhou em arquitetura, urbanismo, artes gráficas e design. Dedicou-se também à música e à poesia. Participou da Orquestra Juvenil de Florianópolis. Em Porto Alegre, estudou órgão na Igreja São José com o professor Darci von Frühauf. Em 1961, casou-se com a jornalista e relações públicas Eugênia de Silon Wendhausen, com quem teve quatro filhos e uma neta, Mercedes, Henrique, Alexandre (in Memorian), Ernesto e a neta Eugênia Cecília Wendhausen. Faleceu de câncer, em Florianópolis, em 1980, onde está enterrado no cemitério Itacorubi.
A razão da homenagem é provocar um movimento de estima e reconhecimento ao arquiteto de idéias inovadoras que morreu pobre, doente e desacreditado. O arquiteto Armênio foi uma pessoa muito a frente do seu tempo. Atualmente, suas idéias e propostas encontram-se “em alta”, como dizem os arquitetos.
A missa do dia 24 de outubro visa a promover o encontro de velhos amigos e colegas num happy hour espiritual, artístico e de congraçamento.
Eugênia Wendhausen
Jornalista

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS recebeu o arquiteto Gustavo Utrabo

Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB realiza abaixo assinado em defesa das DCNs e da qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo

Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.

Leia Mais →

Seminário debate 15 anos da criação do CAU

O IAB, em parceria com o IAB-PR, inicia no dia 22 de maio um conjunto de eventos para debater os 15 anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Instituído pela Lei Federal 12.378/2010, o CAU é fruto de uma ampla mobilização em defesa de um conselho próprio.

Leia Mais →