Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Missões Jesuíticas dos Índios Guarani são foco de dois cursos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Os Índios Guarani e as Missões Jesuíticas são tema de dois cursos previstos para o mês de novembro. De 3 a 8 de novembro vai ocorrer o Curso-Oficina sobre Conservação, Gestão e Desenvolvimento Sustentável , que será ministrado por uma equipe de professores especialistas no assunto. De 10 a 14 de novembro será realizado o curso Prática de Metodologias em Conservação das Missões Jesuíticas dos Guarani , com Cristina Lancellotti e Maria Isabel Corrêa Kanan com a colaboração de A. Elena Charola e Maria Matilde Villegas. O objetivo do primeiro curso é promover um intercâmbio de conceitos, experiências e opiniões entre os participantes e especialistas, harmonizar conceitos entre os responsáveis pelas Missões Jesuíticas, identificar necessidades de capacitação e estabelecer diretrizes para sub-programas de capacitação para execução nos próximos dois anos e estabelecer diretrizes de trabalho para curto, médio e longo prazo. No segundo curso, os participantes serão capacitados em metodologias de conservação para melhorar as técnicas permanentes de manutenção das Missões Jesuíticas dos Guarani. Os interessados em participar deverão enviar a ficha de inscrição com o currículo e um resumo de 500 palavras descrevendo a sua contribuição ao curso e as razões pelas quais podem ser convidados a participar até dia 15 de agosto. +info>> iphan12@via-rs.net (mailto:iphan12@via-rs.net)

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Outras Notícias

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →