Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

MOBILIDADE URBANA, FATOR DETERMINANTE DO CRESCIMENTO DE UMA CIDADE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O Forum “Porto Alegre – Uma Visão de Futuro”, idealizado pelo Presidente da Câmara, Sebastião Mello, discutiu em seu primeiro evento a Mobilidade Urbana. O ex-prefeito de Curitiba e atual secretário de Desenvolvimento Urbano do Distrito Federal, Cassio Taniguchi, o professor da Escola Politécnica da USP, Orlando Strambi, e o secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Luiz Afonso Senna, realizaram as palestras que ilustraram o evento. A abertura do evento foi prestigiada pelo prefeito José Fogaça, pela governadora Yeda Crusius, por vereadores da Capital e secretários municipais e estaduais, além do Presidente do IAB-RS, Carlos Alberto Sant’Ana. Muito aplaudido pela clareza com que expôs seu pensamento, Orlando Strambi demonstrou de forma lógica a íntima relação da mobilidade com o desenvolvimento da cidade, e o efeito negativo que o transporte individual – o automóvel – tem sobre a vida urbana. Também apresentando uma brilhane explanação sobre o histórico de planejamento de Curitiba, Cassio Taniguchi explicou que o sucesso da capital Paranaense deve-se muito às boas e originais idéias que sempre abundaram entre os técnicos que servem à cidade. Para os que ouviram a palestra, ficou claro que, ao contrário do que acontece em Porto Alegre, a capítal paranaense mantém um desenvolvimento urbano coerente graças ao fato de contar com órgãos de planejamento prestigiados, que recebem dos clarividentes administradores daquele estado respeito pela sua atividade

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →