Mostra “Traços de memória” apresentou coleções assinadas por arquitetos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O evento levou para o IAB RS uma seleção de obras que resgatam histórias e afetos por meio de fotografias e trabalhos que destacam a sustentabilidade.

Uma noite marcada pelo resgate da história, das memórias e dos afetos. Essa foi a proposta da mostra “Traços da Memória” e do bate-papo promovido pela empresa Quadros Divinos, que levou para o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) uma seleção de obras assinadas por arquitetos. Entre os trabalhos estavam telas com reprodução de fotografias de viagem e arte feita com reaproveitamento da indústria calçadista.

Na abertura do evento, o diretor de cultura do IAB RS, Fábio Albano, destacou a programação de aniversário da entidade, e o fato do evento dialogar com o que a casa tem trabalhado em sua programação cultural. “Somos grandes promotores de cultura e muitos desses eventos são direcionados para os arquitetos, por isso a importância de parcerias como essa. Eu queria agradecer a Paula e a Joyce pela iniciativa de procurar a gente. Eu acho que tudo dialoga muito com o nosso espaço”, disse.

A Quadros Divinos foi criada há 18 anos, em Sapiranga, Rio Grande do Sul. Conforme explica a idealizadora, Joyce Bittencourt, até 2020 a empresa produzia estampas para calçados. Nós produzíamos cerca de 60 mil pares por dia e, com a queda da indústria calçadista, a gente precisou se reinventar. O nosso foco passou a ser, então, o quadro decorativo, em coleções especiais. A ideia é que nós possamos fazer um resgate a partir de memórias afetivas, através da sensibilidade do arquiteto, porque nós temos feito muitas coleções assinadas por arquitetos”, enfatiza.

Durante o bate-papo, a arquiteta Greisse Panazzolo contou que possui um estúdio há 15 anos. “Eu gosto de dizer que um arquiteto trabalha em várias camadas. É não apenas fazer um projeto de arquitetura, de interiores, mas sim pensar em todos os detalhes, como os grandes arquitetos antigamente faziam. Eles trabalhavam em todas as áreas, como o design de talheres, de móveis, criavam tudo. Então resolvemos no ano passado explorar todas essas camadas, e o design veio junto. E com isso alguns convites bem especiais para o desenvolvimento de alguns produtos, que são os quadros, e essa foi uma virada de página do nosso estúdio”, relembra.

Para Katia Vinciprova o processo de quadros assinados foi um pouco diferente, conforme contou durante a conversa com o público. “Eu já conhecia a Joyce de diversos eventos, mas antes disso estávamos tomando um café e eu falei que sempre amei obra de arte e sempre levava isso para o meu trabalho. E sou apaixonada por fotografia. E vendo algumas imagens que tinha no meu celular, de uma viagem muito especial e almejada pela minha família, veio a ideia de transformar aquilo em obra, porque até então não era visto dessa forma, mas acabou se transformando”, disse.

Para conhecer mais sobre o trabalho da Quadros Divinos, visite o site.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS ASSINA CONVÊNIO COM INSTITUTO CERVANTES E ALIANÇA FRANCESA

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou um convênio com o Instituto Cervantes e com a Aliança Francesa em suas unidades sediadas na cidade de Porto Alegre. A parceria prevê descontos nos cursos regulares de idiomas para os associados do IAB RS e familiares, e também uma série de atividades culturais a serem realizadas no Solar, abertas ao público em geral.

Leia Mais →

IAB RS integra painel sobre o RS Seguro COMunidade apresentado no South Summit Brazil

Os impactos positivos do RS Seguro COMunidade foram temas do painel apresentado no South Summit Brazil. Com foco em políticas de desenvolvimento social e combate à violência, o programa atua em territórios com maiores indicadores de crimes violentos letais e intencionais (CVLI) e de vulnerabilidade social. “Os três territórios selecionados para receberem as intervenções urbanísticas são regiões que têm comunidades muito atuantes e que merecem esse grande projeto de interesse social”, destacou a copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira.

Leia Mais →

Cine Francófono apresentou o filme Alphaville no Solar do IAB

O cinema francês pelo olhar do diretor Jean-Luc Godard marcou a primeira edição do projeto Cine Francófono, idealizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e Aliança Francesa em Poeto Alegre. O objetivo é reunir admiradores do cinema e também do idioma, possibilitando, ainda, um bate-papo ao final de cada atividade. A ação marca o início de uma parceria entre as duas instituições, que prevê diversas ações culturais.

Leia Mais →

Livro sobre vida e obra de Armando Boni é lançado no IAB RS

Uma noite para comemorar e recordar. Assim foi o clima no lançamento do livro “Armando Boni: entre o clássico e a modernidade”, organizado por Flávia Boni Licht, neta de Armando. A obra do arquiteto compreende inúmeros projetos, que se espalham pelo Estado e que são conhecidos pelos gaúchos, entre eles o Auditório Araújo Vianna e a Casa Boni, que foi residência de Boni e sua família.

Leia Mais →

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →