Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

MP quer que prefeitura formalize suspensão das atividades do Plano Diretor

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
A prefeitura de Porto Alegre deve formalizar a suspensão das atividades presenciais de revisão do Plano Diretor durante o período de quarentena – esse é o entendimento do Ministério Público estadual.

Na segunda-feira, dia 23 de março, a promotora Débora Regina Menegat, da Promotoria de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística destinou ao prefeito Nelson Marchezan Júnior (PSDB) uma recomendação para que torne mais explícita a não realização de atividades participativas do processo.

A recomendação cita Instrução Normativa emitida na semana anterior pela Secretaria Municipal de Meio ambiente e Sustentabilidade, que orienta o regime de trabalho remoto dos servidores e suspende as reuniões semanais do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA).

"Não se pode agora desenvolver ações deliberativas ou decisórias sem passar por instâncias democráticas", disse Débora em entrevista ao Jornal do Comércio. A promotora diz ainda que considerou, em sua recomendação, a nota emitida pelo coletivo de entidades AtuaPOA, do qual o IAB RS faz parte.

Na semana passada, uma manifestação do AtuaPOA endereçada ao Ministério Público, à Prefeitura e à Câmara de Vereadores questionava a garantia do processo participativo de revisão do Plano durante o período de quarentena em Porto Alegre ocasionado pelas medidas de prevenção ao Coronavírus.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →