Museu do Vinho

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A necessidade de registrar a história de um dos produtos que foi determinante para o desenvolvimento econômico da região da Serra Gaúcha, fez surgir a idéia de um Museu do Vinho. Este está situado na cidade de Bento Gonçalves, capital nacional da uva e do vinho, dentro do Parque de Eventos Municipal, onde são realizadas várias feiras, entre elas a Fenavinho. O edifício arrimo, em forma de um paralelepípedo com 3 pavimentos, se encaixa num terreno com mais de 12m de desnível. A planta é dividida em 3 faixas, uma junto à encosta que abriga funções que não necessitam de luz, a central de circulação, e outra faixa que abriga funções que possam estar voltadas para a paisagem. Existe uma cabeça diferenciada constituída por uma grande escada externa, escavada no volume básico, que tem a função de conectar os níveis e também é utilizada como anfiteatro aberto. Embaixo desta estrutura está colocado um auditório e pequenas salas para palestras. O acesso principal ao Museu se dá pelo nível superior, o visitante percorre um caminho descendente pela grande escada longitudinal, ladeada por galerias e servida por outros espaços como restaurante, biblioteca e loja. Ao final deste percurso o visitante é conduzido ao espaço externo que complementa a visita, com estares e parreirais de diferentes espécies de uvas, entre outros. Para ressaltar a regionalidade do projeto um dos materiais mais empregados na edificação foi o basalto, pedra abundante na região e tradicional por ter sido bastante utilizada pelos imigrantes italianos na construção de suas casas.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS recebeu o arquiteto Gustavo Utrabo

Arte, engenharia e sociedade são partes constitutivas da prática do Estúdio Gustavo Utrabo. Se um impulsiona a imaginação e os outros tornam os sonhos possíveis, é nessa troca constante que a sua atuação encontra seu chão e faz sua maneira de ver, agir e conviver no mundo.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB realiza abaixo assinado em defesa das DCNs e da qualidade da formação em Arquitetura e Urbanismo

Convidamos os(as) arquitetos (as) e urbanistas brasileiros e a todos(as) os(as) que defendem a educação de qualidade que assinem o presente abaixo assinado, cujo objetivo é solicitar ao Ministério da Educação (MEC) a homologação de proposta para as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino de Graduação de Arquitetura e Urbanismo (DCN´s), elaborada entre 2013 e 2023, pela comunidade profissional, científica, acadêmica e estudantil e o conselho regulador da profissão.

Leia Mais →

Seminário debate 15 anos da criação do CAU

O IAB, em parceria com o IAB-PR, inicia no dia 22 de maio um conjunto de eventos para debater os 15 anos de criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Instituído pela Lei Federal 12.378/2010, o CAU é fruto de uma ampla mobilização em defesa de um conselho próprio.

Leia Mais →