Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Na mídia: Colapso da Capital e de outras cidades foi tema de entrevista do IAB RS para a Rádio Fandango

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Co-presidenta Clarice Misoczky  falou sobre o adensamento construtivo do setor imobiliário, a falta de atenção aos sistemas preventivos de enchentes e das cidades cada vez mais expostas aos eventos climáticos.

 

O que provocou o colapso na Capital e em outras cidades? Esse foi o tema inicial da entrevista concedida pela co-presidenta do IAB RS, Clarice Misoczky, à Rádio Fandango, no dia 24 de maio.

A entrevista inicia com uma citação ao artigo “Da ordem ao aos, do caos à lama”, escrito por Clarice e publicado no jornal Zero Hora no dia 15 de agosto de 2023. No texto, a copresidente destaca o adensamento construtivo proposto pelo setor imobiliário para além da estrutura oferecida. “O caos de fato planejado (!), para uma cidade cada vez mais suscetível a ciclones extratropicais, que, sem infraestrutura suficiente, irá virar lama!”, reflete no texto, que pode ser lido aqui.

Um ponto fundamental do artigo traz, ainda, o fato da prefeitura ter encerrado naquele mês de julho a leitura da cidade, etapa referente ao diagnóstico para revisão do plano diretor. O trabalho foi produzido com o aporte da empresa de consultoria Ernest Young, contratada por R$ 6 milhões, sem experiência em plano diretor e utilizando dados defasados.

Durante a entrevista, Clarice apontou que uma cidade precisa de planejamento, e não monitoramento, que nesse caso é mais interessante para o mercado. “Os interesses do mercado podem ser importantes, mas não exclusivos. O planejamento urbano e regional tem esse papel de mediar os interesses da sociedade. Ao privilegiar um determinado interesse, se avança nos diretos das pessoas. Em Porto Alegre não estavam dando atenção para questões sociais e ambientais, e esse artigo, infelizmente, virou realidade”, afirma.

“Tem se falado muito sobre adensamento das áreas com a ideia de que existiria uma boa provisão de infraestrutura, sem ter esses estudos, e agora a gente está vendo que essa provisão, no caso de contenção às enchentes, não existe, porque não houve a manutenção e a modernização do sistema”, afirma Clarice.

Ouça a entrevista completa neste link.

 

 

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Nota pública: Suspensão da urbanização da Fazenda do Arado

A fazenda do Arado é patrimônio ambiental, arqueológico, histórico, cultural, arquitetônico e paisagístico de Porto Alegre, constituindo-se de uma zona primordial para manutenção de espécies da fauna e da flora, sujeita a enchentes e alagamentos por encontrar-se abaixo da cota de inundação do Guaíba. A zona serve como espaço de extravasamento natural do Guaíba, importante de ser preservado. O IAB RS reitera a necessidade de atenção máxima por parte dos governantes, sociedade civil, entidades e instituições às questões ambientais e suas relações com a cidade.

Leia Mais →

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →