Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem escrita por Hosana Pedroso para o veículo AEC Web. O texto parte do manifesto publicado pelo IAB RS, que aponta medidas que podem ser pensadas e aplicadas em diversas frentes de trabalho.
Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “Inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica, entre outros dados”, afirma.
Bruna destacou, ainda, que o planejamento e a execução de obras prioritárias devem se voltar para a infraestrutura urbana, de maneira a possibilitar a construção de habitações no local. Ela se refere à infraestrutura viária, de saneamento, drenagem e de equipamentos públicos. “É um olhar para as escalas do território atingido, desde uma comunidade, um bairro, uma cidade. O mapeamento deve, é claro, ser vinculado ao planejamento urbano, até porque há muitos municípios que operam sem planos estratégicos ou que possuem áreas em situação de irregularidade”, aponta.
Leia a reportagem completa aqui.
Foto: Sujid/Adobe Stock