O programa contou, ainda, com a presença da ciclista e ativista Carol Strüssmann
Conforme dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Brasil registrou, em 2023, 1160 eventos climáticos extremos. O tema, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, tem profunda conexão com a mobilidade urbana, e essa relação foi o tema do programa Radar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.
De acordo com Karolina, “a gente vem de décadas de um planejamento urbano e de um desenho de cidades voltado para o automóvel, que é um meio de transporte individual e particular. Em São Paulo, por exemplo, o carro ocupa 80% dos espaços da via e desloca 30% das pessoas”, disse. O prejuízo é coletivo. “Tem a questão da poluição do ar, o congestionamento, aumento de mortes no trânsito, então como técnicos precisamos pensar em uma mudança de paradigma, ressalta.
Carol Strüssmann, por sua vez, abordou o uso da bicicleta nesse contexto de transporte nas cidades. Como usuária da bicicleta há 15 anos, ela enfatizou que “os benefícios valem tanto para o usuário, que tem mais mobilidade especialmente em horários de muito fluxo, quanto para o planeta, a partir do uso de um modo de transporte sem emissão de poluentes”, comenta.
O programa na íntegra pode se acessado clicando aqui.