Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Na Mídia: Diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participa do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A diretora de comunicação do IAB RS, Jéssica Neves, participou do programa Conversas Cruzadas, da RBS TV, transmitido ao vivo pelo Youtube, na tarde dessa quinta-feira (8/8). Em formato de debate, a atração trouxe o tema da construção de prédios chamados de espigões, ou seja, prédios muito mais elevados do que as construções já existentes, e contou com a presença do professor de arquitetura da UFRGS, Eber Marzulo, do consultor do Sinduscon-RS, Antonio Zago, e do arquiteto Anthony Ling. A apresentação é de Gabriel Jacobsen.

O assunto ganhou novos contornos após as enchentes que atingiram o estado no mês de maio, e conta com diferentes pontos de vista, tanto defendendo quanto considerando as construções inadequadas. Entre os argumentos de quem defende essas construções está a possibilidade de concentrar mais apartamentos em um mesmo espaço, em um processo chamado de verticalização. Por outro lado, esses prédios podem interferir na incidência de luz, na ventilação das cidades, entre outros aspectos.

“Por que não aumentar o tamanho dos prédios?”. A pergunta foi feita para Jéssica Neves, que ressaltou que “a verticalização não é sinônimo de densificação. Você tem um bairro denso mas sem espigões nele. Até porque tem outros fatores envolvidos, como por exemplo o número de famílias que serão abrigadas de fato naquela construção. E a gente tem dados de muitos imóveis vazios, especialmente na área central de Porto Alegre, então não há muita justificativa para esses empreendimentos se existem esses espaços que poderiam ser aproveitados”.

O consultor do Sinduscon-RS, Antonio Zago, reiterou que não tem preconceito com a construção dos espigões. “Não tenho nada contra a verticalização, existem muitos outros temas que precisam ser debatidos. A altura e volumetria de um prédio precisa ser resultado de vários outros fatores”, disse. Para o arquiteto Anthony Ling, disse que “depende. Eu não concordo com a premissa de que aumentar a altura vai melhorar o aproveitamento do terreno”. Já o professor Eber Marzulo, em sua introdução, afirmou que “desde a situação mostrada no filme Acquarius, com Sônia Braga, até a proposta recente dos planos regionais para o Centro Histórico e o Quarto Distrito, bem como a reformulação do Plano Diretor de Porto Alegre, messe padrão de discussão eu sou contra os espigões”, afirma.

Durante a conversa, Jéssica pontuou outros pontos importantes. “Concordamos que a qualidade de vida está atrelada ao acesso à todos os serviços que uma cidade oferece. É muito importante trazermos a questão da habitação de interesse social. Quando eu tenho novos empreendimentos que não estão atendendo a demanda dessas famílias mais vulnerabilizadas, eu não estou projetando uma cidade para elas também. É uma cidade que está sendo segregacionista, exclusiva para alguns. Me parece, na situação atual de Porto Alegre, é que os projetos possuem mais foco no investimento”, conclui.

Os espectadores participaram de uma enquete que perguntava se eram a favor ou contra a construção dos espigões. Ao final, o resultado mostrou que 49% são contra, 42% a favor, e 8% não tem opinião formada.

Assista ao programa na íntegra clicando nesse link.

 

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →