Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

NAU de Arquitetos e Urbanistas volta a se reunir neste domingo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

RetorNAU é o evento que marca o reencontro dos participantes das listas de discussões da NAU de Arquitetos e Urbanistas, um fórum de discussões criado por jovens estudantes e profissionais de Arquitetura, com o objetivo de discutir soluções para os problemas urbanos e como os cidadãos enxergam e se relacionam com sua cidade. O encontro será realizado no dia 25 de abril (domingo), às 19h, no Solar Conde de Porto Alegre (rua Gen. Canabarro, 363, esquina com Riachuelo). Há cinco anos, um grupo formado por doze arquitetos começou a se reunir semanalmente, todas as segundas-feiras, na Casa Coletânea (José Bonifácio), dando início à NAU de Arquitetos e Urbanistas. Os conceitos heterogêneos que por ali passaram ficaram evidentes em palestras, apresentações de projetos, discussões e manifestações de rua, sempre visando a conscientização dos moradores e administradores municipais sobre a necessidade de encarar com zelo e respeito os problemas urbanos. O debate se ampliou, totalizando 15.555 mensagens desde outubro de 1999 e quase 200 integrantes, quando gente de todos os cantos externou sua opinião via Internet. Até que em março de 2002 as reuniões deixaram de acontecer no estabelecimento do Bomfim, ocorrendo eventualmente no Clube de Cultura e Solar Conde de Porto Alegre, onde atualmente funciona o IAB-RS, sendo realizadas apenas virtualmente.
Como as condições do prédio histórico são incipientes, com as obras interrompidas por falta de verbas, pede-se aos participantes que levem velas e uma cadeira/banco, para sua acomodação e como forma de doação para a instituição, que deverá sediar estas reuniões quinzenalmente. Na pauta, a organização da agenda para os próximos meses. Mais detalhes podem ser obtidos no site www.naubr.com.br/ (http://www.naubr.com.br/) ou no e-mail nau@naubr.com.br (mailto:nau@naubr.com.br) .

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Outras Notícias

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →