Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nesta quarta-feira (05/08) tem espetáculo “Como Diria Mamãe” no IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
A Secretaria de Estado da Cultura e o Grupo Cuidado Que Mancha apresentam: Como Diria Mamãe… Novo espetáculo do Grupo Cuidado Que Mancha nesta quarta-feira (05/08), na Sala Negra do Solar Conde de Porto Alegre do IAB/RS.
Como Diria Mamãe: o apressado come cru. Como Diria Mamãe: quem espera sempre alcança. Como Diria Mamãe: não há longa noite que não encontre o dia. Mas o que diria mamãe se viva estivesse e se deparasse com a pindaíba e a cara-de-pau de suas filhas e genros? O que diria a mamãe dessa família desajustada que não respeita nem a memória da falecida? Como Diria Mamãe… é o mais recente espetáculo adulto do Grupo Cuidado Que Mancha, que completa 20 anos de trajetória em 2015.
Na peça de Raquel Grabauska, as irmãs Maria Augusta, Maria Inês, Maria Aparecida e seus cônjuges se encontram para ler o Testamento da mãe e jantar em família mais uma vez. Em cena, os casais se revezam na canalhice para tentar arrecadar a herança da falecida e saudosa mamãe. Morga Baldissera faz Maria Augusta, a irmã solteirona que tem um caso com o mordomo Cardoso, interpretado por Sérgio Olivé, que também assina a trilha do espetáculo. A hipocondríaca Maria Inês é interpretada por Lia Motta, que faz par com Vinicius Petry, o duvidoso médico Clóvis.
Por fim, a caçulinha da família, Maria Aparecida, papel de Suzana Witt, é casada com o bon vivant (e safado) Mário, papel de Renato Santa Catharina. Como Diria Mamãe… foi contemplado com o FAC das Artes e tem o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura – PróCultura RS, da Secretaria Estadual da Cultura. O espetáculo é baseado na peça O Jantar, de Patrícia Fagundes, encenado no Departamento de Arte Dramática da UFRGS nos anos 1990.

Dia 05 de agosto (quarta-feira), às 19h30min, Sala Negra do Solar do Conde de Porte Alegre do IAB/RS (General Canabarro, 363 – Centro)
Ingressos: ENTRADA FRANCA
Informações: (51)3023.8170 – contato@cuidadoquemancha.com.br
Ficha técnica
Direção: Raquel Grabauska Elenco: Lia Motta, Morga Baldissera, Renato Santa Catharina, Sérgio Olivé, Suzana Witt, Vinicius Petry. Mariana Vellinho, Rita Réus e Juliana Strehlau.
Trilha: Sérgio Olivé
Figurino: Géogia Santos
Cenário e adereços cênicos: Renato Santa Catharina e Rita Spier
Iluminação: Marcoz Vaz
Fotografia: Luis Ventura
Produção executiva: Júlia Bertolucci
Produção: Paola Coelho

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →