Norma técnica altera padrões de segurança para esquadrias e fachadas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Isso porque a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) revisou o texto da NBR 10821, que estabelece as regras para as Esquadrias Externas para Edificações.

De acordo com as alterações, as esquadrias feitas de qualquer material passam a ser classificadas conforme critérios como estanqueidade à água, resistência à pressão e nível de conforto térmico e acústico.

Para o consumidor final, elas serão comercializadas com três possíveis classificações: desempenho mínimo (M), intermediário (I) e superior (S).

“Com os novos requisitos, o construtor tem parâmetros informados em tabela para identificar se a janela que está comprando atende ou não a norma”, destaca Joel Carlos Ferreira de Souza, secretário da comissão responsável pela revisão.

Para ele, a norma técnica aumentou o nível de desempenho das esquadrias porque exige maior precisão nos testes de laboratório, tanto em edificações de até cinco pavimentos, quanto de nos de 10, 20 ou 30 andares.

“Mediante um fenômeno climático, não pode acontecer o colapso da esquadria. Pode-se apenas entortar ou quebrar um fecho, desde que a peça se mantenha íntegra no lugar”, esclarece Joel.

Saiba mais no site da Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal): www.afeal.com.br

Fonte: Arcoweb

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →